Ciberjornalismo e desinformação: a influência das tecnologias é o tema do quinto episódio do SBPJor em Redes 2022

A Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais promove o 4° debate da SBPJor em Redes 2022

Na sexta (23/09), às 15h30, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) dá continuidade ao SBPJor em Redes 2022. O quinto episódio tem como tema “Ciberjornalismo e desinformação: a influência das tecnologias” em parceria com a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/SBPJor). O objetivo dos debates é fortalecer as redes de pesquisa e discutir assuntos pertinentes ao jornalismo.

No quinto encontro, contaremos com os convidados: 

Adriana Barsotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC-UFF) e do Departamento de Comunicação da mesma instituição. É membro do Conselho Editorial da Agência Lupa e autora dos livros Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência e Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede. Foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) na categoria tese de doutorado em 2018. 

Marcelo Trasel, jornalista e docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital (JorDi/CNPq) e membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Helder Prior, doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (2013). Professor de Comunicação Política e Media no Brasil e Espaço Público e Comunicação Digital no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa. Desde 2019, é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil). slot gacor hari ini pragmatic É investigador integrado do LabCom (UBI), do Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, do Núcleo de Estudos em Mídia e Política da Universidade de Brasília e do Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

O debate será mediado pelo vice-coordenador da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), Gerson Luiz Martins, professor de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), membro do Conselho Consultivo da ABEJ (2022-2024), coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR), membro do Grupo de Pesquisa LAICOM da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e integrante da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi). 

O quinto episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube. Inscreva-se no canal para receber as notificações.