10° Encontro demonstra consolidação da SBPJor

Painéis, apresentação de centenas de trabalhos, entrega de prêmios, lançamento de livros; tudo isso esteve nas atividades programadas para o 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, realizados pela SBPJor. Durante três dias, de 8 a 10 de novembro de 2012, o Campus da PUCPR, em Curitiba, recebeu mais de 400 participantes, entre profissionais, professores e estudantes de Jornalismo de todo o Brasil.O evento contou com dois painéis e mais 300 apresentações de pesquisas, somando os trabalhos selecionados no II JPJor e nas Sessões Livres e Coordenadas, além do lançamento de 43 novas obras, sendo 41 livros e duas revistas.

No primeiro dia, foi realizado o II JPJor, Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, com 20 mesas nas quais foram apresentados 94 trabalhos desenvolvidos por estudantes de Jornalismo. À noite, durante a cerimônia de abertura foi entregue o Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) aos vencedores das nas categorias Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e Pesquisador Sênior: Frederico Tavares, Juliana Fernandes Teixeira, Carina Mersoni e Graça Caldas, respectivamente.

Na sétima edição do Prêmio, os vencedores tiveram a oportunidade, cada um, de expor os resultados e as experiências que resultaramnos trabalhose trajetórias vitoriosas.Nos dias seguintes, os premiados ministraram minicursos para os participantes inscritos: Jornalismo Científico: um mercado de trabalho em expansão (Graça Caldas); Revista e Identidade Editorial (Frederico de Mello Brandão Tavares) e Webjornalismo audiovisual universitário (Juliana Fernandes Teixeira).

O segundo dia do SBPJor 2012, 09 de novembro, foi aberto com o painel “Pesquisa em Jornalismo na América Latina”, que contou com a participação de Cláudia Mellado, da Universidade de Santiago do Chile, e de Raul Osorio Vargas, da Universidade de Antioquia (Colômbia). Ainda pela manhã e à tarde, foram iniciadas, respectivamente, as 158 apresentações das Sessões de Comunicações Livres e as apresentações em 12 Comunicações Coordenadas.

Ainda no segundo dia do evento, foi realizada a Assembleia dos Associados da SBPJor. Além dos relatos das ações da diretoria, dos projetos em desenvolvimento na associação e da prestação de contas, os sócios aprovaram a sede do próximo encontro. Por decisão unânime dos pesquisadores associados a SBPJor, o 11° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo será realizado na Universidade de Brasília (UnB), DF.

A noite de 09 de novembro foi encerrada com a Sessão de Lançamentos de Livros. Realizada no Museu Universitário da PUC-PR, a noite de autógrafos contou com um coquetel para brindar o lançamento de 43 novas obras de Comunicação e Jornalismo.

O último painel do 10° Encontro da SBPJorteve como tema as “Configurações e perspectivas das pesquisa em jornalismo no Brasil em diálogo com os estudos latinoamericanos em jornalismo”, abordado porpor Beatriz Marocco (Unisinos), Eduardo Meditsch (UFSC) e Luiz Gonzaga Motta (UnB). Também no dia 10 de novembro foram realizadas as últimas apresentações das Sessões Livres e Coordenadas.

Plantio de árvores
Simbolizando os dez encontros já realizados pela SBPJor, a vencedora do PAGF na categoria Iniciação Científica, Carina Mersoni, plantou, no Campus da PUCPR, dez mudas de Ipê; representando, além disso, o compromisso com a sustentabilidade. O ato simbólico foi realizado na tarde de sábado.

O 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi encerrado em cerimônia que contou com a presença de vários sócios  e dos diretores da SBPJor –  Demétrio Soster, Iluska Coutinho, Kênia Maia e Luciana Mielniczuk. O encerramento do SBPJor 2012 foi marcado pelo agradecimento aos participantes e, especialmente à comissão organizadora local.