PRÊMIO AGF

O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo em 2004 e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar anualmente quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade do nosso campo científico.

O PAGF é entregue anualmente em cinco categorias: 1) Iniciação Científica; 2) Mestrado; 3) Doutorado; 4) Pesquisa Aplicada; e 5)Sênior, que premia um pesquisador por sua trajetória acadêmica e pelas contribuiçoes para consolidar o jornalismo como área científica. A Categoria Pesquisa Aplicada foi integrada ao PAGF em 2018.

A categoria Sênior é julgada pela diretoria executiva e pelo conselho científico da SBPJor. As demais categorias são julgadas por comissões julgadoras específicas, cada uma delas composta pesquisadores designados pelo Coordenador da premiação. Cada comissão julgadora delibera pelo voto da maioria de seus membros.