INSTITUCIONAL

Quem Somos

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como propósito estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas.

Gestões

Diretoria Executiva

Presidente: Felipe Simão Pontes (UEPG)
Vice-presidente: Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho (Unb)
Diretora Administrativa: Juliana Doretto (PUC-Campinas)
Diretora Editorial: Marta Regina Maia (UFOP)
Diretor Científico: Vitor Curvelo Fontes Belém (UFS)

Conselho Administrativo

Lívia de Souza Vieira (UFBA)
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (UFPR)
Thaís Helena Furtado (UFRGS)

Conselho Científico

Alda Cristina Silva da Costa (UFPA)
Lia da Fonseca Seixas (UFBA)
Lívia Cirne de Azevêdo Pereira (UFRN)
Marlise Viegas Brenol (UFRGS)
Michelle Roxo de Oliveira (Unesp)
Rafael Paes Henriques (UFES)
Samuel Pantoja Lima (UFSC)

Anos Anteriores

História SBPJor

Depois de uma espera de mais de 50 anos, os pesquisadores em jornalismo brasileiros conseguiram, em novembro de 2003, concretizar um sonho: a criação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado na Universidade de Brasília (UnB), contou com a presença de mais de 100 pesquisadores, tendo sido apresentados 60 trabalhos científicos. Durante o encontro os 94 sócios fundadores aprovaram os estatutos da SBPJor e foi eleita a primeira diretoria.

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas ou acadêmicas ou profissionais já existentes, como Intercom, Compós, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Federação Nacional de Jornalistas, International Communication Association, International Association for Mass Communication Research, Sociedad Ibero-americana de Periodistas en Internet e ALAIC. A entidade pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas.

Desde a fundação a diretoria da SBPJor implementou uma série de projetos para institucionalizar a pesquisa no campo do jornalismo – realização de congressos anuais, lançamento da Brazilian Journalism Research – revista científica em inglês para divulgação internacional de nossos pesquisadores -, a criação da Bibliografia On-line de Jornalismo, o SBPJor Notícias, Jornal mensal distribuído aos sócios e assinantes e a Journalism Brazil Conference, congresso internacional bi-anual em cooperação com o Grupo de Estudos em Jornalismo da International Communication Association. A SBPJor mantém estreita cooperação com agências de fomento como CNPq, CAPES, FAPs, Governos Estaduais e empresas parceiras.

Ao longo de mais de mais de dez anos o encontro anual da SBPJor consolidou-se como o principal fórum brasileiro para a discussão acadêmica do jornalismo como campo científico, tendo contado com uma média de 400 participantes. Atualmente a SBPJor tem mais de 500 associados, metade deles doutores, vinculados a mais de cem instituições brasileiras, dos Estados Unidos, França e Portugal. Como a Diretoria está ciente de que a construção da entidade passa por sua representatividade e pelo esforço coletivo, convidamos aos demais colegas a se associarem à SBPJor.

Cordialmente,

A Diretoria