ENCONTROS

SBPJor

A SBPJor promove congressos nacionais anuais desde 2003, sempre no mês de novembro. O primeiro encontro foi sediado pela Universidade de Brasília, seguido pela Universidade Federal da Bahia (2004), Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Universidade Federal de Sergipe (2007) e Universidade Metodista de São Paulo (2008), Universidade de São Paulo (2009), Universidade Federal do Maranhão (2010), Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Universidade de Brasília (2013), Universidade de Santa Cruz do Sul (2014), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), Universidade do Sul de Santa Catarina (2016), Universidade de São Paulo (2017), Universidade Anhembi Morumbi e FIAM-FAAM Centro Universitário (2018), Universidade Federal de Goiás (2019). Em 2020 e 2021, em virtude das orientações sanitárias dos governantes decorrentes da pandemia de covid-19, os eventos aconteceram totalmente em formato virtual. Em 2022, o evento será sediado pela Universidade Federal do Ceará. 

Conheça a história dos Encontros anuais da SBPJor.

O 20° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 9 e 11 de novembro de 2022 com a colaboração da Universidade Federal do Ceará (UFC). O 20° SBPJor teve como tema “Entre crises e reconstruções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”. A conferência de abertura teve como tema “As metáforas do jornalismo: mutações e desafios” e foi realizada pela Profa. Dra. Adriana Amado  da Universidad Argentina de la Empresa/UADE de Buenos Aires – Argentina.

Acesse o site local e os anais do evento.

O 19° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 09 e 12 de novembro de 2021 de forma completamente remota. 0 19° SBPJor teve como tema “Pesquisa em Jornalismo, conhecimento e resistência: o legado de Adelmo Genro Filho”. A conferência de abertura teve como tema “O Jornalismo como forma social de conhecimento em um cenário de expansão da desinformação” e foi realizada pelo pesquisador português Prof. José Luís Garcia – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal).

Acesse o site local e os anais do evento. 

O 18° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 3 a 6 de novembro de 2020 em formato virtual. o 18° SBPJor teve como tema  “Pesquisa em jornalismo e democracia em tempos de pandemia”. A conferência de abertura, sobre o tema geral do evento, foi realizada pela professora do Instituto de Jornalismo na Universidade Técnica de Dortmund e diretora acadêmica do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional, Susanne Fengler.

Acesse o site local e os anais do evento. 

O 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 6 a 9 de novembro de 2019 com a colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG). O 17º SBPJor teve como tema “Pesquisa em jornalismo e Ética Profissional”. A conferência de abertura, sobre o tema geral do evento, foi realizada pelo pesquisador norte-americano Prof. Tim P. Vos – Michigan State University (EUA).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 7 a 9 de novembro de 2018 com a colaboração da Universidade Anhembi Morumbi e FIAM-FAAM Centro Univeristário. O 16º SBPJor teve como tema “Pesquisa em Jornalismo: dos conflitos em pauta aos conflitos do campo”. A conferência de abertura teve como tema “Narrativas Jornalísticas sobre Guerras e Conflitos” e foi realizada pelo pesquisador norte-americano John S. Bak, da Universidade de Lorraine (França).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2017 com a colaboração da Universidade de São Paulo. O 15º SBPJor teve como tema “Direitos Humanos e a Pesquisa em Jornalismo”. A conferência de abertura teve como tema “Jornalismo e Direitos Humanos a partir de uma perspectiva internacional” e foi realizada pela pesquisadora indiana Jyotika Ramaprasad, da Universidade de Miami (EUA).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 9 e 11 de novembro de 2016 com a colaboração da Universidade do Sul de Santa Catarina. O 14º SBPJor teve como tema “A pesquisa em Jornalismo como espaço de observação do mundo: silêncios, censuras e potências”. A conferência de abertura teve como tema “A pesquisa em jornalismo como espaço de observação do mundo: silêncios, censuras e potências: a experiência da SBPJor” e foi realizada pela Diretoria Executiva da SBPJor.

Acesse o site local e os anais do evento.

O 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 4 e 6 de novembro de 2015 com a colaboração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O 13º SBPJor teve como tema “Pesquisa em Jornalismo e reconfiguração de fronteiras: tensões, interfaces e diálogos”. A conferência de abertura teve como tema “Jornalismo e Democracia” e foi realizada pelo pesquisador James Curran, da Universidade de Londres (Inglaterra).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2014 com a colaboração da Universidade de Santa Cruz do Sul. O 12º SBPJor teve como tema “Pesquisa em Jornalismo para o século XXI: as audiências e reconfiguração dos sujeitos”. A conferência de abertura teve como tema “Audiencias activas y Periodismo: ?Ciudadanos implicados o consumidores motivados?” e foi realizada pelo pesquisador Pere Massip, da Universidade Ramon Llull (Barcelona/Espanha).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 7 e 9 de novembro de 2013 com a colaboração da Universidade de Brasília. O 11º SBPJor marcou os 10 anos de existência da SBPJor e teve como tema  “10 anos de Fortalecimento da Pesquisa em Jornalismo”. A conferência de abertura teve como tema “10 ans d’effervescence dans le journalisme. La circulation internationale des discours sur l’innovation” e foi realizada pela pesquisadora Florence Le Cam, da Universidade de Bruxelas (Bélgica).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2012 com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná,  da Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Federal do Paraná. O 10º SBPJor teve como tema “Pesquisa em Jornalismo na América Latina”. A conferência de abertura foi realizada pelos vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho naquele ano – Frederico Tavares (Doutorado), Juliana Fernandes Teixeira (Mestrado), Carina Mersoni (IC) e Graça Caldas (Sênior). O painel “Pesquisa em Jornalismo na América Latina” aconteceu no segundo dia e foi realizada pela pesquisadora Cláudia Mellado, da Universidade de Santiago (Chile) e pelo pesquisador Raul Osorio Vargas, da Universidade de Antioquia (Colômbia).

Acesse o site local e os anais do evento.

O 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 3 e 5 de novembro de 2011 com a colaboração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 9º SBPJor teve como tema  “Jornalismo e Mídias Digitais” e contou com convidados internacionais: o pesquisador John Pavlik, Universidade de New Jersey (EUA); Axel Bruns, da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália); e Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra (Espanha).

Acesse o site local. Os anais do evento foram publicados em CD.

O 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2010 com a colaboração da Universidade Federal do Maranhão. O 8º SBPJor teve como tema “Desafios da pesquisa em jornalismo: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”. A conferência de abertura teve tema semelhante e foi realizada pelo pesquisador Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Acesse o site localOs anais do evento foram publicados em CD.

O 7º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi realizado entre os dias 25 e 27 de novembro de 2009 com a colaboração da Universidade de São Paulo. O 7º SBPJor teve como tema “A Pesquisa em Jornalismo em um mundo em transformação” e contou com convidados internacionais: Pamela Shoemaker, Universidade de Syracuse (NY/EUA); Ibrahim Saleh, Universidade do Cairo (Egito); e Erik Neveu, Institut d’études politiques de Rennes (França).

Acesse o site localOs anais do evento foram publicados em CD.

Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Santa Catarina

 

Universidade Federal da Bahia

Universidade de Brasília