Editores da BJR se manifestam sobre resultado do Qualis Periódico

 

Contrariando as indicações dos programas de pós graduação, a última avaliação do Qualis Periódico, divulgado recentemente, manteve a Brazilian Journalism Research (BJR), revista editada pela SBPJor, no estrato B1. Os votos dos programas indicavam o interesse do campo na requalificação da revista para o estrato A2.

A equipe editorial da BJR solicitou esclarecimentos à representação de área, mas entende que os motivos apresentados são equivocados. Em função disso, produziu um posicionamento oficial que foi enviado especialmente aos programas de pós-graduação da Comunicação e Informação, que votaram na BJR e, portanto, também foram desconsiderados.

No documento, os editores da BJR afirmam que “a linha editorial de um periódico não pode ser confundida com uma postura disciplinar ou como um fechamento político-epistemológico. A BJR nunca se posicionou como uma revista de pesquisadores de jornalismo, mas entende o jornalismo como um objeto de estudo interdisciplinar e que pode ser tratado por pesquisadores de diferentes áreas”. Além disso, os editores destacam: “Enquanto editores da BJR temos uma ideia clara do que é ser um periódico científico de qualidade e como ele pode contribuir para o fortalecimento da área como um todo e especificamente dos Programas de Pós-graduação, promovendo a pesquisa e a difusão do conhecimento. Isso inclui transparência nos processos editoriais, a realização de uma avaliação ao mesmo tempo rigorosa e colaborativa dos artigos submetidos à revista, abertura para temas inovadores, para contribuições originais e internacionais. Essas diretrizes orientam nosso trabalho enquanto editores da Brazilian Journalism Research”.

A íntegra do documento pode ser acessado aqui. Ela reflete o posicionamento da Equipe BJR, mas também da Diretoria e Conselhos da SBPJor.