BJR disponibiliza manuscritos na modalidade preprint

A BJR disponibiliza, a partir desta semana, artigos em formato preprint  na base Emerging Research Information (EmeRI), que indexa preprints de periódicos brasileiros, desde que tenham passado pela avaliação dos editores, o desk review. O EmeRI foi criado por uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec).

Os preprints são versões de um artigo que ainda não foi avaliado pelos pares – requisito fundamental para a publicação de uma pesquisa em um periódico científico. Nessa modalidade, o artigo já começa a circular no meio acadêmico e pode receber comentários e revisões da comunidade de pesquisadores, sendo avaliados em formato aberto.  Isso acelera  o processo de divulgação dos resultados da pesquisa, além de contribuir para a melhoria da qualidade do conteúdo. Manuscritos em formato preprints não perdem o ineditismo e podem ser submetidos a periódicos que adotem políticas de ciência aberta.

No caso da BJR, pesquisadores que se interessem em comentar ou avaliar esses artigos em formato aberto podem fazer contato com a revista pelo e-mail bjreditor@gmail.com. Os nossos preprints estão na página da BJR na EmeRI. Acesse: https://preprints.ibict.br/handle/1618034/36