19º SBPJor encerra programação com posse da diretoria eleita para biênio 2022-2023

A 19ª edição do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo encerrou-se na sexta-feira, dia 12, com a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que assume para o biênio 2021-2023. Foram eleitos para a Diretoria Executiva o presidente Samuel Pantoja Lima (UFSC), a vice-presidenta Cintia Xavier (UEPG), a diretora administrativa Lívia de Souza Vieira (UFBA), continuam na mesa a diretora editorial Alciane Nolibos Baccin (Unipampa) e o diretor científico Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES).

Integram o Conselho Científico os professores Janaína Visibeli (UEMG), Marcos Paulo (UFMS), Marta Maia (UFOP), Rafiza Varão (UnB), Rodrigo Botelho (UFPR), Vilso Santi (UFRR) e Vitor Belém (UFS).
O Conselho Administrativo é composto pelos professores Juliana Doretto (PUC/Campinas-SP), Laura Storch (UFSM) e Moreno Cruz Osório (PUC/RS).

Com o tema “Pesquisa em Jornalismo, conhecimento e resistência: o legado de Adelmo Genro Filho”, o 19° Encontro aconteceu dos dias 9 a 12 de novembro de 2021, de forma virtual. A cerimônia de abertura, Jornalismo como forma social de conhecimento em um cenário de expansão da desinformação, contou com a presença do conferencista José Luís Garcia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal). Na premiação do Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) 2021, aconteceu a homenagem póstuma a Nilson Lage, pesquisador premiado na Categoria Sênior. Durante a programação, o ebook da 18º SBPJor foi lançado, reunindo relatos de pesquisas e das palestras apresentados e realizados no âmbito do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela SBPJor em 2020. O 8º PosJor – Seminário da Pós-Graduação em Jornalismo e as sessões de trabalhos do 11º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor 2021) também marcaram presença no congresso.