Rapidinhas – março de 2009

[lang_pt]



1. Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Jornalismo de Políticas Públicas e Sociais da UFRJ. O curso foi criado em 2007 pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação Consciência (NETCCON.ECO.UFRJ) em convênio com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Serão palestras, mesas-redondas e dinâmicas presenciais (classe e extra-classe) e virtuais, realizadas às segundas, das 9h30 às 13h. Com início no dia 9 de março de 2009, o curso aceitará jornalistas, comunicadores, lideranças sociais e organizacionais e estudantes de áreas conexas – como Ciências Humanas e Sociais – e demais engajados com o tema. Os interessados podem escrever para o coordenador-geral Evandro Vieira Ouriques (evouriques@terra.com.br) – com cópia para deborahrebellolima@hotmail.com orahrebellolima@hotmail.com – e solicitar a ficha de inscrição, que deve ser devolvida para estes dois e-mails acompanhada de curriculum vitae.

2. Está aberta até 31 de março de 2009 a chamada de artigos para o quarto número de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Os artigos podem ser encaminhados para as Seções “Em pauta: artigos livres” e “Media Literacy: artigos sobre produção das mídias”.  Os artigos devem ser enviados para: matrizes@usp.br. Para normas e mais informações, acesse: http://www.matrizes.usp.br.

3. A Bibliocom – revista bimestral de divulgação, análise e crítica da produção bibliográfica, hemerográfica e reprográfica em ciências da comunicação – aceitará até o fim de março de 2009 artigos para sua segunda edição deste ano. As áreas temáticas são: Comunicação Audiovisual; Comunicação, Espaço e Cidadania; Comunicação Especializada; Comunicação Multimídia; Estudos Interdisciplinares da Comunicação; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas. Serão aceitas resenhas de obras publicadas no biênio 2007-2008 e que contenham, no mínimo, 5 mil e, no máximo, 20 mil caracteres. O texto da resenha deve incluir breve descrição do conteúdo da obra e perfil resumido do autor, além da apreciação feita pelo resenhista. A remessa deve ser feita para: bibliocom@intercom.org.br . Mais informações em: http://www.intercom.org.br/bibliocom

4. Estão abertas as inscrições de trabalhos na conferência internacional “Journalism Research in the Public Interest”. O evento será realizado de 19 a 21 de novembro de 2009, em Winterhur e Zurique, Suíça. O objetivo principal é responder à pergunta: “O que o campo da pesquisa em jornalismo oferece às questões de interesse público e debate e quais são os fatores-chave para uma transferência bem-sucedida de conhecimento entre a pesquisa em jornalismo e seu contexto social?”. Serão aceitos trabalhos de perspectivas teórica e metodológica, baseados em evidências empíricas, crítica e/ou idéias conceituais. Os resumos, em inglês (500 palavras) podem ser enviados até 1 de abril de 2009 para vin-zenz.wyss@zhaw.ch e th.hanitzsch@ipmz.uzh.ch.

5. Estão abertas as inscrições para o edital do CNPq de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Através do edital, o CNPq visa estimular e fortalecer linhas de pesquisa, no âmbito de tais ciências, mediante o financiamento de projetos com mérito científico que contribuam para o desenvolvimento da área no Brasil. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online disponível na Plataforma Carlos Chagas . A data limite para submissão das propostas é 6 de abril de 2009. Para informações adicionais acerca do conteúdo do edital podem ser obtidas encaminhando mensagem para o endereço: humanasesociais2009@cnpq.br. Também será oferecido atendimento a eventuais dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online, através do endereço suporte@cnpq.br ou dos telefones (61) 2108-9004  ou 2108-9354, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

6. O GT de Estudos do Jornalismo da Compós foi o segundo que mais recebe trabalhos para o XVIII encontro anual da entidade. Foram 35 trabalhos do GT entre os 320 aceitos, número que perde apenas para os 52 do Grupo de Fotografia, Cinema e Vídeo.

 






[/lang_pt]

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.