Lançamentos – Abril de 2009

[lang_pt]





O Jornalista em Construção. FIDALGO, Joaquim. Porto: Porto Editora, 2008. Este livro procura analisar o percurso histórico feito pelos jornalistas, sobretudo entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, com vista à afirmação da sua actividade como uma autêntica profissão, socialmente reconhecida e juridicamente legitimada. Numa primeira parte, faz-se uma breve abordagem teórica da sociologia das profissões e dos diversos paradigmas que, ao longo das últimas décadas, foram sendo objecto de estudo e de debate. Na segunda parte, percorre-se o caminho, nem sempre linear, feito pelos jornalistas em diversas latitudes e em diferentes contextos socioculturais, procurando definir e autonomizar o seu ofício por relação com outros ofícios da comunicação. A conclusão genérica sugere que este esforço de profissionalização dos jornalistas tem sido um processo difícil, contraditório, feito de avanços e recuos, de tensões e negociações permanentes, à medida de uma actividade cuja catalogação suscita ainda hoje algumas controvérsias.

Communication Ethics Now. Keeble, R. Leicester, UK: Troubador Publishing Ltd, 2009, 300 p. Enfrentamos crises enormes e talvez sem precedentes: o aquecimento global, a pobreza, a degradação do meio ambiente, o aumento do autoritarismo e do militarismo, entre outros. Para enfrentar essas questões, temos que ser capazes de dialogar, de comunicar bem, para romper divisões e fomentar a comprensão em lugar do ódio. E temos que atuar com imaginação e criatividadepara inspirar novas formas de comunicação. Esse é o contexto em que opera a revista trimestral Ethical Space: The International Journal of Communication Ethics. Este livro reúne trechos selecionados a partir do volume de 2005: interdisciplinar, internacional e filosifica e teoricamente eclético e arraigado a uma determinação para o enfoque das formas originiais das políticas urgentes, culturais e dos problemas ambientais de hoje em dia.

JORNALISMO FATOS E INTERESSES: Ensaios de teoria do jornalismo. GOMES, Wilson. Florianópolis: Posjor/UFSC – Insular, 2009. Dizer que a objetividade no Jornalismo não existe vem se tornando uma afirmação tão simplória quanto a crença em contrário que pretende criticar. Ao nos determos com mais atenção sobre o os conceitos de fato, de verdade, de perspectiva e de interesse, nos damos conta da complexidade destas questões que são centrais para a Teoria do Jornalismo. É o que faz este conjunto de textos do professor de Wilson da Silva Gomes, titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Aliando uma sólida formação filosófica com o bom senso de quem se debruça sobre o objeto de estudo sem preconceitos, este conjunto de ensaios avança em questões como os fundamentos morais da profissão, a ética jornalística e a opinião pública. São textos indispensáveis para quem procura superar as simplificações que tendem a povoar os imaginários profissional e acadêmico sobre o Jornalismo e a Mídia. O livro inaugura a Série “Jornalismo a Rigor”, lançada pela Editora Insular em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC

Transformar la televisión: otra televisión es posible. LEON, B. (org.) Barcelona: Comunicación social, 2008, -288 p. O livro apresenta as reflexões de especialistas em televisão durante a primeira edição do fórum de debate “Transformar la Tv”. A intenção é conseguir uma troca consistente que supere as múltiplas carências atuais e satisfaça as aspirações informativas, culturais e artísticas dos cidadãos. Este volume, redigido por especialistas espanhóis e latino-americanos, oferece ao leitor o panorama mais completo e atualizado sobre o fenômeno televisivo, na Espanha e na América Latina, a partir de uma multiplicidade de aspectos que conformam a realidade deste meio fundamental na comunicação de massa.





[/lang_pt]

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.