O Conselho Deliberativo do CNPq receberá, no dia 03 de junho de 2015, o documento POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA AS ÁREAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS, elaborado pelo GT de Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas da entidade.
O documento, que pode ser lido na íntegra aqui, resultou de um amplo debate entre o GT de Humanas do CNPq e as Associações presentes na reunião de 9 de abril, na sede da SBPC. No dia 20 de maio, a proposta foi entregue ao Presidente do CNPq pelas representantes do GT de Humanas, Fernanda Sobral e Angela Cunico. Na ocasião, o Presidente do CNPq frisou que se tratava de um momento histórico, e que considerava este documento o resultado de um pacto do CNPq com a academia. Considerou que o documento estava em perfeita sintonia, não só pelos temas prioritários incluídos na proposta mas com a preocupação com a interdisciplinaridade, a internacionalização, e em fornecer subsídios às políticas públicas. Também estavam presentes na reunião a Profa. Glenda Mezarobba (diretora de Cooperação Nacional) e Maria Claudia Miranda Diogo (chefe do Gabinete).
Os integrantes do GT de Humanas do CNPQ avaliam o resultado do trabalho positivamente, defendendo que este documento poderá servir de diretriz para as políticas do CNPq e de outras instituições na nossa área. “Para que tivesse eficácia, era preciso que fosse sucinto, e resumir necessariamente acarreta omissões. Esperamos ter contemplado os pontos centrais, sabendo que muito mais poderia ser dito”, afirmaram em mensagem encaminhada à SBPJor.
Integram o GT de Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do CNPq: Carmen Rial (coordenadora) – ABA, Eduardo Morettin (relator) – Compós, Fernanda Sobral – ESOCITE-BR, José Gondra – SBHE, José Ricardo Ramalho (em substituição a Gustavo Lins Ribeiro) – ANPOCS, Luciano Mendes (relator) – Membro do Conselho Deliberativo – CNPq, Maria Ângela Cunico – CGCHS/CNPq, Selma Leitão Santos – ANPEPP e Virginia Pontual – ANPUR.