Entidades se manifestam sobre reestruturação organizacional do MCTIC

Em carta entregue ao Ministro da Ciência Tecnologia e Comunicações, no dia 11 de outubro, a   SBPC e Academia Brasileira de Ciência se manifestaram sobre o projeto de reestruturação organizacional do MCTIC, em fase de elaboração pelo governo federal. As entidades afirmam que a proposta prevê a vinculação de órgãos como CNPq, FINEP, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a uma coordenação geral, que tem sido nomeada como “Coordenação Geral de Serviços Postais e de Governança e Acompanhamento de Empresas Estatais e Entidades Vinculadas”. Essa coordenação pertenceria, ainda, a uma Diretoria com a mesma nomenclatura – e ambas respondendo à Secretaria Executiva do Ministério.

O ducumento afirma que “A se confirmar esse estranho caminho distanciando as agências federais de fomento à pesquisa, mais a AEB e a CNEN, do gabinete do titular do MCTIC, talvez possamos entender a razão principal de o presidente Michel Temer ter fundido o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ao Ministério das Comunicações: alijar a ciência, a tecnologia e a inovação (C,T&I) das prioridades do governo federal”.

O documento pode ser acessado na íntegra aqui.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.