Gênero e potências: a noite de abertura do 14º encontro da SBPJOR foi das mulheres

A noite de abertura do 14º Encontro da SBPJOR foi marcada pelas mulheres. Na mesa de conferência estavam presentes: Cláudia Lago, presidenta da SBPJOR; Monica Martinez, diretora científica da SBPJOR; Giovanna Flores, comissão organizadora local e Hércules Nunes de Araújo, diretor do câmpus Grande Florianópolis da Unisul.

A conferência abordou não só o tema de forma geral, apontando os principais pontos do jornalismo como forma de pesquisa, mas frisou principalmente a questão de gênero dentro do jornalismo, considerado pela presidenta Cláudia Lago como “uma profissão feminina (63%), que não identifica questões de gênero como importantes”. Segundo a presidenta, dentro de um país machista e misógino, podemos mudar o país a partir do momento em que se começar a pesquisar gênero e gênero ligado com outras coisas, como classe social e raça, porque não há como se estudar esses três fatores de forma isolada. Cláudia Lago ainda enfatizou a dificuldade de pesquisar esse tema não somente por ser altamente revolucionário, mas pelo fato de que os pesquisadores brasileiros mais tradicionais de mídia e os próprios profissionais jornalistas ainda não enxergam o recorte de gênero como sendo um dos mais fundamentais e mais polêmicos dentro da área.

Além da questão de gênero, a diretora científica Monica Martinez, por sua vez, ressaltou a potencialidade do jornalismo em rede como tema de pesquisa e de atuação profissional. Para ela, a pesquisa em jornalismo pode ser revolucionária quando abrange várias vertentes e pesquisadores ao mesmo tempo, potencializando o tema e o seu alcance.

Durante a noite de conferência, foi entregue também o Prêmio Adelmo Genro Filho.

Os premiados foram:

CATEGORIA SÊNIOR

Professora Doutora Dulcília Schroeder Buitoni

CATEGORIA DOUTORADO

Doença, uma noção (também) jornalística: estudo cartográfico do noticiário de capa do semanário de informação Veja (1968 -2014)

Autor: Luiz Marcelo Robalinho Ferraz.

CATEGORIA MESTRADO

Jornalismo, sociedade e crítica – potencialidades e transformações

Autor: Alisson Coelho.

 CATEGORIA TCC/IC

A narrativa multimídia no ciberjornalismo: uma análise de “Rota 66, A Confissão”

Autor: Gabriel Rizzo Hoewell

Texto: Carolina Leoni Fagundes

Foto: Douglas Heinzen

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.