SBPJor em Redes aborda o tema “Coberturas em Telejornalismo: do 11 de setembro de 2001 à pandemia de 2020”

 

Debate será organizado pela Rede de Pesquisa em Telejornalismo (TELEJOR/SBPJor)

O terceiro episódio do SBPJor em Redes tem como tema “Coberturas em Telejornalismo: do 11 de setembro de 2001 à pandemia de 2020” e promoção da Rede de Pesquisa em Telejornalismo (TELEJOR/SBPJor). O bate-papo online vai ser no dia 11 de setembro, às 16 horas, no canal da SBPJor no Youtube. 

Nesta edição, teremos como convidados o jornalista Carlos Nascimento e os professores e pesquisadores da Rede Cárlida Emerim (UFSC), Ariane Pereira (Unicentro), Cristiane Finger (PUC/RS), Edna Mello (Unifesp) e Iluska Coutinho (UFJF). 

Carlos Nascimento é jornalista e atualmente trabalha no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde é âncora do programa SBT Brasil. Carlos já teve passagens por outras emissoras de referência como a Rede Globo, Rede Bandeirantes e Record. Ele foi vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e também do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2005, no comando do Jornal da Band, ganhou o Prêmio Comunique-se, ao ser escolhido como o melhor âncora da TV brasileira.

Cárlida Emerim é professora do curso de graduação e pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC/CNPq) e o Projeto de Extensão permanente TJUFSC, telejornal universitário ao vivo e diário e coberturas convergentes. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a metodologias de análise da imagem, conceitos em telejornalismo e modos de produção televisual.

Ariane Pereira é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, e diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ariane tem experiência nas áreas de telejornalismo, linguística com ênfase em análise do discurso e história da mídia. 

Cristiane Finger é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV). Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: televisão, televisão expandida, telejornalismo, narrativas transmidiáticas.

Edna Mello é docente do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Telejornalismo da Intercom. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, linguagem e produção audiovisual, narrativas jornalísticas em ambientes multiplataforma, produção televisiva e conteúdos para web e educomunicação.

Iluska Coutinho é professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual. Iluska desenvolve pesquisas sobre narrativa, jornalismo e emissoras públicas.

As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisadores de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos conjuntos de grande fôlego que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Serviço: O terceiro episódio do SBPJor em Redes poderá ser acessado no perfil institucional da SBPJor no Youtube.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.