E-book destaca questões epistemológicas e científicas do campo da Comunicação

A contribuição da SBPJor na consolidação da pesquisa em jornalismo é tema de um dos capítulos do e-book .

Em meio à dupla pandemia – a COVID-19 e a desinfopandemia, termo cunhado pela UNESCO, – que trouxe irreparáveis danos à toda a sociedade e contribuiu para evidenciar, no âmbito da opinião pública, o papel societário da pesquisa científica, da comunicação e das práticas midiáticas responsáveis –, a Socicom lança amanhã, dia 8 de dezembro, o e-book “O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas”. O evento de lançamento acontecerá às 16h30 no Portcom, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2020.

Na primeira parte do livro, pesquisadores convidados debatem sobre a condição disciplinar da comunicação, a construção do campo e a questão epistemológica. Na segunda parte, entidades acadêmicas e científicas afiliadas à Socicom – incluindo a SBPJor – abordam a contribuição que têm oferecido para o desenvolvimento do campo da Comunicação. 

O atual presidente da SBPJor, Marcos Paulo da Silva, juntamente com as pesquisadoras Monica Martinez e Claudia Lago – que estiveram ocupando o cargo de presidente da associação nas últimas duas gestões – foram responsáveis pela escrita do capítulo do livro que trata da SBPJor. Marcos salienta que o objetivo do texto é “recuperar alguns elementos importantes na história da associação, destacando a trajetória de crescimento e consolidação da  pesquisa em Jornalismo no âmbito da SBPJor”. Ele ressalta ainda que essa trajetória está fortemente associada ao fortalecimento dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Jornalismo e ao projeto de internacionalização – que fez da Brazilian Journalism Research (BJR) um periódico científico de referência para toda a América Latina. 

Serviço

E-book:  O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas

Organizadores: Nelia R. Bianco e Ruy Sardinha Lopes

Lançamento: 8 de dezembro às 16h30 no Portcom durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2020. Acesso ao Portcom somente para inscritos no Congresso.

Distribuição: Gratuita, a partir de 8 de dezembro no site da Socicom www.socicom.org.br

Editora: Socicom. Selo Socicom Livros.

Contatos: neliadelbianco@gmail.com e rsard@sc.usp.br