O Conselho Mundial de Ensino em Jornalismo (World Journalism Education Council – WJEC) iniciou no dia 7 de janeiro a coleta de informações para a pesquisa internacional intitulada “Papéis, valores e qualificações do jornalista no século XXI: Como os professores de jornalismo ao redor do mundo vêm o futuro de uma profissão em transição”.
No Brasil, a aplicação do questionário da pesquisa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej) e a Intercom, com coordenação dos professores Sonia Virgínia Moreira (Uerj/Intercom/WJEC), Marluce Zacariotti (UFT) e Marcelo Bronosky (UEPG).
Os professores de jornalismo no Brasil interessados em participar da pesquisa podem responder as perguntas do questionário em português no link https://s.chkmkt.com/?e=
O projeto parte da ideia de que o ensino de jornalismo deverá ter no futuro um papel mais relevante no desenvolvimento do jornalismo profissional do que teve no passado. O objetivo é comparar como os professores envolvidos com o ensino nos vários países consideram o futuro dessa profissão em transição. A meta é apresentar os dados comparativos globais no Congresso Mundial de Ensino de Jornalismo programado para Beijing em julho de 2022. O questionário tem versões em inglês, chinês, francês, russo e português.
A data limite para responder às perguntas do questionário é 28 de fevereiro de 2021.