Nota de pesar – Nilson Lage

Prezado(a)s pesquisadore(a)s,
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) registra seu profundo pesar pelo falecimento na noite de ontem, 23/08, aos 84 anos, do professor e pesquisador Nilson Lage.

Jornalista, mestre em Comunicação, doutor em Linguística e Filologia. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aposentou-se em 2006 no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 50 anos de atividades profissionais. Difícil mensurar a importância do professor Nilson Lage para os estudos do jornalismo. Referência obrigatória nas grades curriculares dos cursos, seus textos e livros formaram e tem formado profissionais por todos as regiões do país.

Entre suas obras principais podemos lembrar “Ideologia e Técnica da Notícia” (Vozes, 1979), considerado um marco nas teorias do jornalismo brasileiras, “Linguagem Jornalística” (Ática, 1986), texto didático para os momentos iniciais da formação acadêmica, “A reportagem – teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística” (Record, 2001), que trata do papel do repórter e da apuração bem realizada, todos esses textos ganharam sucessivas reedições.

“Escolhi minhas trincheiras para uma luta modesta e desarmada”, disse o aguerrido pensador em uma de suas memórias. Lage também lutava contra um câncer. A SBPJor se solidariza com os familiares, amigos e colegas. O corpo do professor será cremado às 15h desta terça no Crematório Catarinense, em Palhoça (SC).

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.