No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias e seu impacto no direito à informação e na democracia brasileira, a FENAJ retomou a luta pela volta do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão. A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é uma das mais de organizações que participa das ações pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados.
A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista.
A categoria sofreu um golpe do Judiciário brasileiro, que atendeu as entidades representativas da grande mídia e extinguiu a exigência do diploma para o exercício da profissão, numa decisão do STF em 2009.
Em 2012, a PEC restabelecendo essa exigência foi aprovada no Senado, por ampla maioria de votos. Mas a chamada PEC do Diploma está parada na Câmara dos Deputados. Vamos mobilizar o parlamento para que essa matéria seja aprovada!
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) criou uma petição pública em favor da aprovação da PEC do Diploma de Jornalismo. Professores de jornalismo do Brasil, estudantes e demais cidadãos podem participar do abaixo-assinado virtual que está disponível na internet.
📜🎓💪🏼 Apoie a nossa luta pela volta do diploma! Curta, comente e compartilhe nosso conteúdo, marcando as/os deputadas/os federais do seu Estado e assine a petição pública.
/
#PECdoDiploma #DiplomaDeJornalista
#JornalistaProfissional
#JornalismoSim
/
Com informações da Fenaj e da Abej