SBPJor em Redes debate narrativas midiatizadas e a emergência de vozes dissonantes

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami) realizam o segundo episódio do SBPJor em Redes 2023. A transmissão ocorre na próxima sexta-feira (15/9), às 14h, no canal do Youtube da SBPJor


O evento virtual debate o tema “Narrativas midiatizadas e a emergência de vozes dissonantes”. A processualidade da midiatização reconfigura lugares e provoca emergência de narrativas dissonantes. Nesse sentido, a produção narrativa e o próprio conceito de narrativa sofrem tensionamentos e interferências dos processos de circulação midiática que propiciam a emergência de vozes dissonantes como aquelas que representam as diversidades de origem territorial, de gênero, de raça e de classe social.


A live conta com os convidados(as): Paola Prandini, Jairo Ferreira, Jorge Kanehide Ijuim. 


Paola Prandini é jornalista, doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutoramento, foi pesquisadora-visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora e diretora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do GELiDiS – Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação, ambos da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa” (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida” (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012). Consultora da Secretaria Municipal de Educação de SP, desde 2009, com foco na formação de educadoras e de educadores nas áreas de Cinema, de Educomunicação e de Equidade Étnico-Racial e de Gênero, no Brasil, e Consultora em Comunicação, Educação e Género na organização Mukadzi, em Maputo, Moçambique.


Jairo Ferreira é jornalista e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor titular na Unisinos entre 2010 e 2022 e professor adjunto entre 1995 e 2009. Pós-doutor em comunicação pela UNR (Argentina). Criador e coordenador do Grupo de Pesquisa Midiaticom (criado em 2003). Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências Econômicas (UFRGS, 1992), mestre em Sociologia (UFRGS, 1997) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com sanduíche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Prêmio Capes-Paped 2001. Coordena os projetos Midiatização: inferências empíricas, epistemológicas e metodológicas da pesquisa de mídia no Brasil e na Suécia (Capes/Stint) e o projeto Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, diálogos norte-sul, V Edição (2022), que reúne cerca de uma centena de pesquisadores anualmente. Coordenou a criação e é editor de Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação.


Jorge Kanehide Ijuim é jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente é professor aposentado/voluntário do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), subcoordenador do Grupo de Estudos Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


O debate conta ainda com a mediação do membro da direção colegiada da Renami, Demétrio de Azeredo Soster, que é jornalista, doutor e pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pesquisa midiatização, narrativas e jornalismo. É professor de jornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integra os grupos de pesquisa do CNPq Lejor, Midiaticom e Midiatização das Práticas Sociais. Organizou, com outros autores, 15 livros voltados à área de jornalismo, comunicação e narrativas. É autor de 13 livros de poesia, narrativas de viagem e crônicas.


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.