Nota de repúdio pelo fechamento sucessivo de Programas de Pós-graduação em Comunicação no Brasil

O mais recente foi o da Universidade Tuiuti do Paraná, que decidiu encerrar o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCL)

 

 

A diretoria executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) vem a público repudiar a sequência de encerramentos de Programas de Pós-graduação em Comunicação no país. A área, que já acumula o fechamento dos Programas da Unisinos (RS), da Cásper Líbero (SP) e dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo da Fiam-Faam e ESPM (SP), agora perde mais um, com a decisão da direção da Universidade Tuiuti do Paraná pelo encerramento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCL). O PPGCL é o mais antigo do Paraná na área de Comunicação, e muitos pesquisadores e pesquisadoras em Jornalismo foram e são discentes e/ou docentes da instituição. 

 

 

Além dos encerramentos, houve, nos últimos anos, constantes desmontes de quadros de docentes de outros programas de Pós-Graduação, com demissões recorrentes e injustificadas, não recomposição em decorrência de aposentadorias e ameaças de fechamentos em muitas instituições.

 

Quando se fecha um Programa de Pós-Graduação não se encerram somente as vagas para mestrado e doutorado. Interrompe-se o ciclo de investimentos públicos e privados em pesquisa, descontinuam-se carreiras docentes, desarticulam-se grupos de pesquisas e projetos. O fechamento de um curso de pós-graduação atenta contra a política pública educacional do país e não pode ser uma decisão simplesmente organizacional e de limitada visão econômica.

 

A diretoria da SBPJor entende que ações de desrespeito à pós-graduação e aos pesquisadores do país somente podem cessar se o Ministério da Educação tomar uma posição resoluta, que inclui:  não autorização de abertura de novos cursos (de pós-graduação e graduação) para instituições que encerram cursos ou realizam demissões coletivas de forma injustificadas; suspensão de financiamentos, condicionada ao investimento nos programas; aplicação de multas em casos de desmonte ou encerramento sem justificativa; criação de mecanismos para que tais ações impactem negativamente a avaliação de cursos de graduação pelo MEC.  

 

A diretoria da SBPJor se solidariza com colegas docentes e discentes de todos os programas encerrados, e expressa o reconhecimento das contribuições que ofereceram e oferecem para a pesquisa em Jornalismo e em Comunicação do Brasil. Ademais, junta-se às demais organizações da área em apelo para que a decisão de fechamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP seja revista.

 

Brasília, 3 de junho de 2024

Diretoria Executiva da SBPJor

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.