A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 14 e 20 de julho de 2025, contará com a participação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) na programação oficial do evento. Em sintonia com o tema central da edição — “Ciência para um Brasil justo, democrático e sustentável” —, a SBPJor promoverá o painel “Para repensar as coberturas jornalísticas diante de desastres ambientais”, que acontecerá de forma virtual na terça-feira, 15 de julho, das 16h às 18h30.
O painel tem como objetivo fomentar uma reflexão crítica sobre o papel do jornalismo diante da intensificação dos desastres ambientais no Brasil e no mundo, sobretudo em contextos marcados por crises climáticas, socioambientais e políticas. A coordenação será da professora Marta Maia (UFOP/SBPJor), que também atuará como mediadora da atividade.

Participam como debatedoras:
- Ana Lúcia Prado (UFPA), com a fala “Grandes mineradoras, desastres ambientais na Amazônia e cobertura jornalística”. A pesquisadora atua em temas como desinformação, jornalismo e inteligência artificial, além de coordenar o Laboratório de Comunicação e Difusão da Ciência (LabCDC/UFPA).

- Ilza Maria Tourinho Girardi (UFRGS), professora titular aposentada da Fabico/UFRGS e referência nacional no campo do jornalismo ambiental. Ilza integra o Núcleo dos Ecojornalistas do RS, é líder do Grupo de pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS), e abordará “O que o jornalismo aprendeu sobre a cobertura de desastres climáticos?”.

- Márcia Franz Amaral (UFSM), professora titular da UFSM e pesquisadora do CNPq, que há mais de uma década se dedica ao estudo da cobertura jornalística de desastres. Com o tema, “Da climatologia à antropologia: percepção de cientistas sobre a cobertura jornalística de desastres climáticos”, ela compartilhará experiências recentes e resultados de pesquisas sobre a percepção de cientistas em relação às práticas jornalísticas.

Para fortalecer a prática jornalística diante dos desafios ambientais contemporâneos, recomendamos a leitura de dois recursos fundamentais: o Minimanual para a cobertura jornalística das mudanças climáticas (acesso aqui), que oferece diretrizes objetivas e atualizadas sobre como abordar o tema com rigor, clareza e responsabilidade; e o Manual para a cobertura jornalística dos desastres climáticos (organização: Márcia Franz Amaral, Eloisa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi) (PDF aqui), que aprofunda o olhar sobre a dimensão humana, política e estrutural dos desastres, propondo uma cobertura sensível, crítica e comprometida com os direitos das populações afetadas.
A ementa do painel destaca que, em situações de desastre, o jornalismo exerce papel fundamental na redução de danos à população e na prevenção de novas tragédias. No entanto, ainda são frequentes coberturas sensacionalistas, imprecisas ou descontextualizadas. Nesse sentido, o encontro busca propor caminhos para uma cobertura mais ética, crítica e comprometida com o bem público e com a fiscalização dos poderes.
A atividade integra a programação diversificada da Reunião Anual da SBPC, que reúne cientistas, estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para debater os rumos da ciência no Brasil. O evento contará com conferências, mesas-redondas, painéis, exposições, atividades culturais e muito mais.
O painel será virtual e gratuito, no canal da SBPJor: https://www.youtube.com/@sbpjor8814, com a moderação de Carlos Augusto P. dos Santos Júnior, assistente de Comunicação da SBPJor. Para mais informações sobre a programação completa da 77ª Reunião Anual da SBPC, acesse: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA.