Instituição do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar o 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo; edital de seleção analisa apoio e estrutura da IES e justificativa e ineditismo da proposta, entre outros aspectos
A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) anuncia que a Universidade Federal Fluminense (UFF) será a sede do 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, previsto para 2026. A escolha foi feita após análise das candidaturas submetidas ao edital específico para definição do local do evento.
Nesta edição, duas universidades apresentaram propostas: a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Cada instituição inscreveu um projeto detalhando aspectos como exposição da instituição proponente, justificativa, estrutura da cidade e da sede para realização do encontro, equipe organizadora, potencial de público, possíveis fontes de financiamento e outros elementos alinhados às finalidades da SBPJor.
O destaque da proposta fluminense foi a preparação cuidadosa dos materiais exigidos e a ampla articulação com outras instituições e pesquisadores relevantes para a área, além de parcerias com entidades profissionais do Rio de Janeiro. Para a diretoria, essa soma de esforços garante condições para a realização de um evento de grande porte e relevância para o campo do jornalismo.
A UFAC, por sua vez, apresentou uma candidatura bem fundamentada e reconhecida pela comissão avaliadora como importante sinal da expansão da SBPJor para a região amazônica. A diretoria manifestou interesse em fortalecer a presença da Associação no Norte do país e incentivou a universidade a submeter novamente sua proposta em futuros editais, destacando a relevância da diversificação regional para a entidade e colocando-se à disposição da entidade para auxiliar esse processo de busca por maior adesão de pesquisadores na região.
O Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo é o principal evento científico da SBPJor e reúne, anualmente, docentes, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e de outros países para apresentar trabalhos, debater tendências e fortalecer redes de colaboração acadêmica. Com a definição da sede, a organização do evento em 2026 já pode iniciar as preparações, prevendo a participação de cerca de 300 pessoas e uma programação que inclua mesas de debate, apresentações de pesquisas e atividades culturais.