#SBPJor2020 – A pesquisadora alemã Susanne Fengler fará a conferência de abertura do 18º da SBPJor

A pesquisadora alemã Susanne Fengler, professora do Instituto de Jornalismo na Universidade Técnica de Dortmund na Alemanha, fará a conferência de abertura do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que acontece no dia 3 novembro de 2020. O evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) terá como tema central “Pesquisa em jornalismo e democracia em tempos de pandemia”. 

Susanne Fengler é autora de textos que são referências para a compreensão dos diversos instrumentos de responsabilização da mídia em países europeus.  Desde 2015 a pesquisadora desenvolve trabalhos em cooperação  com universidades brasileiras e, neste ano, iniciou uma nova parceria com três instituições do país (UnB, Unesp e UFSC) para dar início a um novo projeto que discute questões relacionadas  a responsabilização da mídia e serviço público de radiodifusão; acesso à internet e neutralidade da rede e direito à informação e transparência. 

Susanne Fengler é professora do Instituto de Jornalismo na Universidade Técnica de Dortmund e diretora acadêmica do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional. É autora e editora de vários livros sobre jornalismo e responsabilidade da mídia, bem como editora associada da série de livros Kompaktwissen Journalismus. No campo da pesquisa científica, tem especial interesse em estudos comparativos em jornalismo internacional, responsabilidade da mídia, jornalismo político e teoria econômica do jornalismo.

Agende-se! O 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 10º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo serão realizados de 3 a 6 de novembro de 2020 integralmente no formato virtual