Associados discutem ensino do jornalismo durante ENPJ

[lang_pt]



O tema central do 12o. Nacional de Professores de Jornalismo foi “O ensino do jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”.  O evento foi promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), em parceria com as Faculdades Pitágoras, o Centro Universitário UNI-BH, o Centro Universitário UNA e o Sindicato dos Jornalistas profissionais de Minais Gerais. Associados da SBPJor estiveram entre os debatedores, conferencistas e painelistas, destacando a relevância de temas como as novas diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo, o ensino e a realidade do jornalismo brasileiro e a relação pesquisa e ensino de jornalismo. O ENPJ ocorreu em abril.

Na assembléia de encerramento do Encontro, os participantes aprovaram a Carta de Belo Horizonte, documento que indica as principais orientações políticas estabelecidas para a área de jornalismo. Três ações marcaram a confluência de estratégias que podem fortalecer a democracia e a cidadania, em que a mídia tem um papel fundamental: a garantia da exigência de formação para exercício do jornalismo, a aprovação de novas diretrizes para o ensino de jornalismo e a aposta numa Conferência Nacional de Comunicação representativa e norteada pelo interesse público, programada para os dias 1º a 3 de dezembro de 2009. Os participantes do Encontro ressaltam na carta a importância da organização dos atores sociais – professores, profissionais, estudantes e pesquisadores – para consolidar o campo jornalístico. Assumem também um compromisso de fortalecer as entidades representativas do setor através de debastes e manifestações em parceria com os Sindicatos e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a SBPJor, entre outras entidades.







[/lang_pt]

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.