Balanço das submissões para o 16º SBPJor

O 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), cujo período de recebimento de trabalhos encerrou-se na última terça-feira (31/7), recebeu um total de 231 submissões, entre 207 trabalhos com submissões individuais para as sessões de Comunicações Livres e 24 propostas de Sessões Coordenadas, com pesquisadores vinculados a 62 diferentes instituições. No caso das propostas de Coordenadas, que têm ganhado adesão progressiva dos pesquisadores seniores nos últimos anos, houve um aumento de 67% em relação a 2017.

Em relação às instituições cujos pesquisadores estão vinculados, as submissões têm origem em 35 instituições públicas, sendo 25 universidades federais, 8 universidades estaduais e dois institutos de pesquisa, além de 24 instituições privadas e confessionais. Contabiliza-se ainda três submissões oriundas de universidades estrangeiras. Em termos regionais, 28 instituições estão localizadas na região sudeste, 14 instituições na região sul, 8 instituições na região nordeste, 5 instituições na região norte e 4 instituições na região centro-oeste – mapa que permite identificar o fluxo regional de trabalhos submetidos ao Encontro Nacional da SBPJor.

O volume de submissões – que remete à necessidade de 462 pareceres – levou a Diretoria Científica da SBPJor a mobilizar até o momento 181 pareceristas, todos pesquisadores com a titulação de doutorado e com atuação na área do Jornalismo. Até a meia noite de sábado (4/8), como decorrência do processo de encaminhamento dos trabalhos aos pareceristas em fluxo contínuo, conforme a demanda de submissão e a respectiva conferência dos arquivos, contabilizou-se o significativo volume de devolutivas de 80 pareceres.

Nesse contexto, a Diretoria da SBPJor agradece e ressalta a importância do engajamento da comunidade de pesquisadores em Jornalismo na tarefa de constituição de uma rede de avaliadores que garante o crivo crítico, a transparência e a seriedade dos procedimentos de seleção do Encontro Anual da entidade – uma das marcas históricas distintivas da SBPJor.

Contamos com a compreensão e com a colaboração de todos os pesquisadores contatados com a tarefa vital de emissão de avaliações para o evento. No momento oportuno, ofereceremos novos balanços.

Cordialmente,

Marcos Paulo da Silva
Diretoria Científica (2017 – 2019)
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)