EDITORA

A Editora da Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo – SBPJor foi criada com o objetivo de publicar obras científicas e didáticas com perfil acadêmico da área de conhecimento do Jornalismo, exclusivamente, de pesquisadores associados, constituindo-se como um espaço de livre acesso para o debate acadêmico na área do Jornalismo. A Editora visa ainda promover e facilitar a circulação de conhecimentos sobre a SBPJor e sobre a pesquisa em Jornalismo. Confira os documentos que regulamentam a atividade da Editora: – Regimento Editora SBPJor – Política Editorial  CONSELHO EDITORIAL:Alciane Baccin (Presidente)Claudia NonatoFrederico TavaresMarta MaiaRafael PaesRaquel Longhi  EDITAL 01/2023 – Abertura da submissão de obras originais para publicação pela Editora SBPJor

Revistas Científicas
Anais SBPJor
Anais JPJor
Livros SBPJor

Revistas Científicas

A SBPJor edita duas revistas científicas. Conheça o perfil editorial de cada uma delas:

 

A Brazilian Journalism Research (BJR) foi criada pela SBPJor em 2005, e tem como propósito constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em jornalismo, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores em jornalismo em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos de pesquisa no Brasil. A partir de 2016, a revista tem periodicidade quadrimestral e recebe submissões em fluxo livre. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A BJR publica trabalhos acadêmicos originais e inéditos de doutores e doutorandos sobre Teoria, Pesquisa e Crítica do Jornalismo. Mestres, mestrandos e graduandos podem submeter trabalhos desde que em regime de coautoria com pesquisadores que tenham título de doutor ou que sejam doutorandos. São acolhidos textos em fluxo contínuo, preferencialmente resultados de pesquisas. Além dos artigos de temas livres, a BJR publica dossiês com temáticas específicas da área de Jornalismo, detalhadas em Chamadas Públicas para uma determinada edição.

 

Acesse as edições da revista.

 

ISSN da versão online: 1981-9854
ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079

A Sur le journalisme é um periódico internacional peer-reviewed, de acesso livre, com versões eletrônica e impressa. A revista, editada desde 2012, publica dossiês temáticos e artigos livres. Aceita proposições em inglês, francês, português e espanhol.

A revista garante a repercussão das práticas e dos resultados das produções científicas nacionais a partir de um posicionamento marcadamente internacional. Em um contexto de mundialização e de homogeneização relativa dos sistemas midiáticos e das práticas jornalísticas, o periódico Sur le journalisme traz um olhar sobre as convergências e resistências das culturas jornalísticas e científicas. Conduzida por um comitê editorial (de oito editores) encarregado de facilitar essas trocas, conta com o trabalho coletivo de conselhos científicos compostos por pesquisadores europeus, latino-americanos e norte-americanos.

A revista serve como trampolim para a publicação de trabalhos inovadores, de olhares transdisciplinares e de pesquisas produzidas por professores e estudantes de pós-graduação. As edições são constituídas de dossiês temáticos em torno de problematizações precisas, com o objetivo de difundir resultados originais do ponto de vista teórico e/ou metodológico.

ISSN da versão online: 2295-0729
ISSN da versão impressa: 2295-0710