BJR adota sistema de publicação em fluxo contínuo

A partir de 2023, a Brazilian Journalism Research passa a ser editada em sistema de fluxo contínuo. A modalidade é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos e o objetivo principal é agilizar o processo de comunicação das pesquisas. A BJR integra o catálogo de periódicos da SciELO – base de dados que vem incentivando desde 2015 a adoção desse modelo de publicação devido à celeridade na divulgação dos artigos. 

Nossos sistemas de submissão e avaliação de artigos permanecem os mesmos. A diferença está na forma com que os textos são disponibilizados para os leitores. Uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, ele será imediatamente disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição para circular – o que favorece sua divulgação e visibilidade. Para a editora Laura Storch “a adoção da modalidade de publicação em fluxo contínuo reforça o compromisso da BJR com os critérios de Ciência Aberta e tem como objetivo dinamizar a circulação dos resultados das pesquisas, reforçando o impacto social dos conteúdos científicos publicados pela BJR e gerando mais valor para os pesquisadores que publicam na revista”.

A adoção da publicação em fluxo contínuo não altera a estrutura da BJR, que mantém a periodicidade quadrimestral de suas edições e também continuará organizando dossiês temáticos. Além disso, o site da revista foi remodelado para facilitar a visualização das publicações. Logo que você acessa a página inicial, encontra a última edição finalizada, basta clicar para ter acesso aos artigos. Na sequência, é possível conferir as edições em aberto que estão recebendo publicações. A navegação é simples e intuitiva. No site também são publicadas notícias sobre atualizações da revista, chamadas para trabalhos, premiações, eventos, entre outros. 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.