BJR adota sistema de publicação em fluxo contínuo

A partir de 2023, a Brazilian Journalism Research passa a ser editada em sistema de fluxo contínuo. A modalidade é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos e o objetivo principal é agilizar o processo de comunicação das pesquisas. A BJR integra o catálogo de periódicos da SciELO – base de dados que vem incentivando desde 2015 a adoção desse modelo de publicação devido à celeridade na divulgação dos artigos. 

Nossos sistemas de submissão e avaliação de artigos permanecem os mesmos. A diferença está na forma com que os textos são disponibilizados para os leitores. Uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, ele será imediatamente disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição para circular – o que favorece sua divulgação e visibilidade. Para a editora Laura Storch “a adoção da modalidade de publicação em fluxo contínuo reforça o compromisso da BJR com os critérios de Ciência Aberta e tem como objetivo dinamizar a circulação dos resultados das pesquisas, reforçando o impacto social dos conteúdos científicos publicados pela BJR e gerando mais valor para os pesquisadores que publicam na revista”.

A adoção da publicação em fluxo contínuo não altera a estrutura da BJR, que mantém a periodicidade quadrimestral de suas edições e também continuará organizando dossiês temáticos. Além disso, o site da revista foi remodelado para facilitar a visualização das publicações. Logo que você acessa a página inicial, encontra a última edição finalizada, basta clicar para ter acesso aos artigos. Na sequência, é possível conferir as edições em aberto que estão recebendo publicações. A navegação é simples e intuitiva. No site também são publicadas notícias sobre atualizações da revista, chamadas para trabalhos, premiações, eventos, entre outros.