Campanha de anuidades 2021

 

Lançamos hoje nossa campanha de anuidades 2021!

É com um misto de resiliência e esperança que convidamos os pesquisadores de jornalismo a manter seu importante apoio à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Os últimos anos têm sido desafiadores, nossas rotinas pessoais e profissionais foram atravessadas pela pandemia de Covid-19 e passamos a conviver, de forma dolorosa, com perdas materiais e despedidas prematuras.

No contexto das políticas científicas os obstáculos também são grandes: vimos o enxugamento dos recursos para educação e ciência, o descaso com projetos históricos de desenvolvimento científico e o desrespeito com o trabalho que desempenhamos com dedicação e coragem. Mas decidimos contar sobre como enfrentamos o ano de 2020, e como a sua colaboração foi fundamental para reforçar nosso ânimo e nossa confiança.

Para pagar sua anuidade, clique aqui.

Navegue pelas abas abaixo e acompanhe nosso trabalho!

 

[symple_toggle title=”Encontros SBPJor 2020″ state=”closed”]

Tivemos receios com a realização do Encontro de 2020 na modalidade virtual. Mas temos muita alegria de poder contar que o 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2020) e o 10º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) foram os maiores eventos científicos da história de nossa entidade. Foram mais de 500 inscritos, e um total de 382 trabalhos apresentados!

 

 

Um dos esforços que fizemos na organização dos eventos do ano passado foi a redução dos valores de inscrição em razão do cenário de crise aprofundado pela pandemia da Covid-19. Consideramos, para essa decisão, nossa responsabilidade fiscal com a SBPJor e a importância de garantir a saúde financeira para os próximos anos, mas, mesmo assim, foi possível oferecer uma redução significativa para todos os congressistas, em particular para os associados e para os pesquisadores em nível de Iniciação Científica – o futuro da pesquisa em Jornalismo.

Também investimos em contatos internacionais, que nos permitiram montar a programação de palestras dos Encontros de 2020 com participação de convidados internacionais em todas as mesas. Todas as palestras estão disponíveis no canal da SBPJor no Youtube.

 

 

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Lives SBPJor” state=”closed”]

Os Encontros anuais são, certamente, nosso carro-chefe. Mas em 2020 elaboramos uma série de programações que tinham por objetivo aproximar a comunidade de pesquisadores em jornalismo, mesmo que de forma virtual. Um dos projetos desenvolvidos, ainda no primeiro semestre, foi o ciclo de debates “A pesquisa em Jornalismo em tempos de Covid-19”, pensado para oferecer um espaço qualificado de discussões sobre o cenário que se anunciava naquele momento particular. Foram seis episódios, em que debatemos ética e desinformação, a cobertura em saúde, o jornalismo de dados, narrativa, gênero e os impactos da pandemia nos impressos, com uma significativa contribuição para a reflexão crítica do campo, atingindo cerca de 2 mil visualizações. Todas as lives estão disponíveis no canal da SBPJor no Youtube.

 

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Redes de Pesquisa SBPJor” state=”closed”]

Outro compromisso de nossa gestão é com o trabalho desenvolvido pelas Redes de Pesquisa credenciadas pela SBPJor. De modo a reconhecer a qualidade das investigações promovidas pelas Redes JORTEC, RADIOJOR, RENAMI, RENOI, RETIJ e TELEJOR, lançamos a primeira edição do projeto SBPJor em Redes. Cada live contou com organização de uma das Redes e os assuntos debatidos dão conta da diversidade temática das pesquisas realizadas em torno da SBPJor, também atingindo cerca de 2 mil visualizações. Todas as lives do SBPJor em Redes 2020 estão disponíveis no canal da SBPJor no Youtube.

 

 

O incentivo e o apoio da Diretoria da SBPJor para o desenvolvimento das Redes de Pesquisa tem sido materializado nos últimos anos no diálogo propositivo com suas coordenações e pesquisadores(as). Afinal, embora independentes em suas gestões, as Redes de Pesquisa são partes fundamentais de nossa Associação, garantindo a capilaridade da SBPJor por todos os estados do país. Um exemplo objetivo da colaboração das Redes com a SBPJor foi a discussão, ainda no primeiro semestre de 2020, sobre qual seria o melhor caminho e formato para o evento do último ano frente ao então cenário de incertezas que a pandemia colocava. As Redes mostraram-se acolhedoras e apresentaram sugestões efetivas para a realização do 18º Encontro da SBPJor.

Em 2021, mais uma interlocução importante: no processo de migração dos sistemas administrativo e científico da SBPJor para uma nova base de dados, mais moderna, dinâmica e intuitiva, que propiciará – no caso da área científica – uma melhor gestão dos trabalhos e um melhor gerenciamento dos pareceres de nossos Encontros anuais, as Redes colaboraram determinantemente com sugestões à Diretoria para o aprimoramento do fluxo dos artigos. Desta parceria, surgiu uma nova modalidade para as já tradicionais Comunicações Coordenadas nos eventos da SBPJor: as Comunicações Coordenadas das Redes de Pesquisa, que na prática mantém a tradição dos anos anteriores, mas com maior autonomia das coordenações das Redes para recebimento, gestão e organização dos artigos em mesas temáticas.

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Novos sistemas | parceria Galoá” state=”closed”]

Em 2021 também conseguimos materializar um sonho antigo de modernização de nossos sistemas numa parceria com a empresa Galoá, responsável pela gestão de importantes entidades científicas e congressos acadêmicos no Brasil. Pela nova plataforma de gestão, além da melhora e otimização da submissão de trabalhos aos eventos, os associados também passam a ter uma área específica no sistema para acompanhamento de suas anuidades e atualizações de seus dados cadastrais, facilitando o diálogo para a resolução de pendências. Convidamos todos(as) a acessarem o sistema para atualizarem suas informações.


>>> INFO IMPORTANTE: 

Decidimos não migrar os dados de pagamentos anteriores para a nova plataforma. Isso geraria um custo extra para SBPJor, que consideramos desnecessário. Temos os registros e faremos essas validações por nossa conta. Infelizmente isso vai “obrigar” cada sócio a refazer todos os cadastros. Isso é importante para a SBPJor porque muitos dos associados estavam com dados desatualizados no cadastro. Assim, caso o sistema não o reconheça como associado, não se assuste. Você pode seguir o fluxo do sistema clicando em “quero me associar”. Isso vai fazer com se gere a ficha de cadastro e a liberação da anuidade. Os dados não vão se sobrepor pq o registro é pelo seu cpf e internamente faremos as validações com os dados dos anos anteriores! Se tiver dúvidas, por favor nos avise pelo email sbpjor.dir.adm@gmail.com.

 

Com o novo sistema da SBPJor, também daremos um salto de qualidade na memória científica de nossos congressos com a organização e indexação detalhada dos artigos apresentados em todos os eventos da Associação desde sua fundação, em 2003, materiais atualmente fragmentados devido às mudanças de suporte (desde os antigos CD-ROMs, por exemplo) e de sistemas. Trata-se de uma grande contribuição para a área da pesquisa em Jornalismo, permitindo a realização de pesquisas avançadas sobre o estado da arte do campo e o acesso à nossa fortuna crítica.

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Brazilian Journalism Research” state=”closed”]

Depois de tudo isso, ainda temos novidades impressionantes na Brazilian Journalism Research (BJR), a revista editada pela SBPJor. A principal delas é que a BJR recebeu aceite provisório e passa a integrar a lista de periódicos indexados pela SciELO Brasil. O resultado foi publicado na ata pública da 61ª Reunião do Comitê Consultivo SciELO Brasil e garante à BJR a indexação na plataforma SciELO condicionada a implementação das recomendações técnicas do Comitê.

Mais do que isso, a BJR teve crescimento em sua avaliação nos índices Scopus em 2020. O CiteScore Scopus da BJR dobrou em apenas um ano, de 0.2 em 2019 para 0.4 no ano passado. Isso significa que a BJR ocupa a posição 295 no ranking mundial de revistas científicas da área de Comunicação, de um total de 426 publicações classificadas. No caso da SJR Scimago, a BJR está avaliada no quatrilho Q3, com fator de impacto 0.153, o que a coloca entre as dez revistas da área de Comunicação da América Latina mais citadas no mundo.
Outra novidade relacionada à BJR é a concretização de uma parceria com a Association for Education in Journalism and Mass Communication (AEJMC), maior entidade científica da América do Norte, que resultará na premiação do melhor trabalho científico da América Latina sobre Jornalismo apresentado no congresso anual da associação norte-americana, com a posterior possibilidade de publicação do mesmo em edição da revista da SBPJor. A parceria ratificará o processo contínuo de internacionalização da BJR e da SBPJor, favorecendo o intercâmbio acadêmico de nossos pesquisadores.

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Editora SBPJor” state=”closed”]

Ainda em relação às atividades editoriais da SBPJor, concluímos neste primeiro semestre a minuta do Regulamento da Editora SBPJor, que por ora tem apenas publicado nossos livros de registro dos encontros, mas que deverá no futuro próximo servir como um canal de comunicação científico com a sociedade. Em breve, a minuta passará por análise do Conselho Científico da Associação e entrará em consulta da comunidade científica da Associação, devendo ser apresentada para discussão na Assembleia dos Sócios no Evento de 2021.

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Política de área” state=”closed”]

Outro compromisso que temos assumido nos últimos anos é em defesa da democracia, da ciência e do Jornalismo. Nesse sentido, temos nos articulado junto a outras entidades acadêmica e da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), entre outras entidades parceiras. Dessas articulações têm surgido petições, cartas públicas, notas de repúdio, abaixo-assinados e mobilizações junto a órgãos governamentais e movimentos sociais organizados, como forma de defender as bandeiras que historicamente sustentam a SBPJor.

 

 

[/symple_toggle]

[symple_toggle title=”Parceria Insular” state=”closed”]

Tudo isso, da melhoria da gestão administrativa e científica da Associação à sua internacionalização e à postura política em um momento de questionamento dos mais caros preceitos da ciência e da democracia, tem como finalidade você, associado(a) da SBPJor! Essa valorização passa também por convênios, como a parceria firmada desde o último ano com a Editora Insular, uma das principais de nosso campo.

Os descontos são de 30% e valem para livros em versão impressa da coleção de Jornalismo. Para adquirir os livros você deve enviar seus pedidos para o email editora@insular.com.br, identificando-se como associado. Seu único custo será com a remessa dos produtos, que terá valor calculado conforme destino e peso (informado pela Editora por email).

 

[/symple_toggle]

 

Para 2021 teremos mais novidades, entre elas:

  • O retorno do projeto de lives SBJor em Redes ao longo de todo o segundo semestre.
  • A mesa redonda  “Jornalismo e conhecimento no contexto do capitalismo pandêmico: novas dinâmicas, velhos conflitos”, em julho, como parte da programação oficial da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina. A participação da SBPJor terá transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube.
  • E, claro, nossos tradicionais 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2020) e 10º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), que já estão com as submissões abertas.  Não deixem de participar!

Tudo o que estamos fazendo só é possível com a sua contribuição. Agradecemos e esperamos estar correspondendo à confiança que depositou em nossa gestão. A manutenção de todo esse trabalho depende das contribuições advindas das anuidades, especialmente este ano, quando a previsão de recursos advindos de editais e parcerias é remota. Por isso, faça seu cadastro no novo sistema e pague a sua anuidade. Se você está com anuidades em aberto, entre em contato e converse com a gente – estamos disponíveis para negociar as melhores condições para você. JUNTOS TEREMOS UMA SBPJOR MAIS FORTE!