Carta Aberta aos Associados

Carxs Associadxs

A Diretoria e os Conselhos da SBPJor manifestam publicamente sua preocupação com o atual ambiente de insegurança político no Brasil, que coloca em xeque atribuições das instituições de poder nacionais e direitos das mais diversas ordens, conquistados historicamente. Preocupa-nos especialmente a polarização de opiniões contrárias que tem sido, de forma irresponsável, estimuladas por agentes sociais os mais variados. Reconhecendo a delicadeza do momento atual, reafirmamos nosso rechaço a atos de intolerância e violência em qualquer âmbito. Reafirmamos, portanto, a defesa dos valores constitucionais e o regime democrático, tendo-os como horizonte de nossa atuação científica e institucional.

Entre os agentes sociais, preocupa-nos particularmente a forma como a imprensa tem conduzido suas coberturas. A atividade jornalística tem papel e função social importantes, relacionadas à defesa da democracia e à garantia do exercício da cidadania. Não pode, portanto, abdicar desse lugar que, conforme nossas pesquisas têm pontuado, é esperado e exigido não apenas por parte das audiências, mas também é norteador da práxis jornalística.

Estamos cientes que nosso quadro associativo não pode ser pensado a partir de qualquer consenso, pois com certeza temos posições pessoais eventualmente diversas entre nós. Nesse contexto, defendemos o fortalecimento do que nos une como pesquisadores, isto é, o olhar reflexivo, analítico e compreensivo sobre o Jornalismo.

Mais do que nunca, além dos posicionamentos políticos que adotamos individualmente, cumpre a nós, como estudiosos da área, unir forças para avaliar, refletir e publicizar a qualidade do Jornalismo praticado no país, tendo sempre como base os princípios éticos e deontológicos que o norteiam.

Nesse sentido, firmamos nossa posição pelo respeito dos atores sociais às diferenças e conclamamos a todxs, por meio das atividades de nossa comunidade, a defender que a atuação jornalística no cotidiano seja garantida pelas autoridades competentes, bem como exercida pelos profissionais de forma responsável e comprometida com os valores éticos da profissão.

Presidência, Diretoria e Conselhos da
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)