Christofoletti e Rothberg debatem agenda de pesquisa e financiamento alternativo para o jornalismo

A reflexão sobre a prática jornalística, uma agenda de pesquisa voltada ao jornalismo e a busca por fontes alternativas de financiamento para a produção de notícias foram algumas das discussões levantadas na mesa temática “Jornalismo hoje: potências, silêncios, censuras”. Participaram do debate os professores Danilo Rothberg (Unesp) e Rogério Christofolleti (UFSC), com a mediação de Josenildo Guerra (UFS), na mesa que ocorreu na manhã desta quinta-feira, na SBPJor.

Debate crítico para buscar explicações sobre o papel do Jornalismo no cenário contemporâneo

A efetivação de agenda própria para discussões sobre jornalismo é sugerida pelo professor Chistofoletti como uma das soluções para potencializar os debates sobre a área e compreender, por exemplo, o cenário delicado da política brasileira e o papel da mídia no processo. Ele destacou também a necessidade de uma renovação dos métodos de produção de pesquisa. ”É essencial formular, desenvolver e testar mais metodologias para coleta e tratamento, análise e medição de dados, permitindo o surgimento de galáxias de novos dados relacionados a temas como audiência, consumo, satisfação e qualidade no jornalismo”. Cristofoletti abordou ainda a necessidade de novas formas de financiamento para diminuir a dependência da pesquisa em comunicação do setor público. O professor falou também sobre a importância da comunidade acadêmica promover um ambiente de debate crítico e independente, mantendo o rigor da verificação científica.

Danilo Rothberg explicou como o silêncio na mídia se manifesta exatamente na ausência de temáticas necessárias ao debate político. Ele tocou em assuntos como a ética no jornalismo, a censura e as crises políticas recentes. E propõe uma reflexão sobre o papel do jornalismo e da mídia nesse processo. “Seria ótimo explicar porque o jornalismo teve esse ou aquele papel nos acontecimentos bastante complexos que nos assustam tanto, que passam pela saída do Reino Unido da União Europeia, pelo recente golpe no Brasil e pelo resultado de ontem com Trump vencendo as eleições”, conclui o professor Rothberg.

Texto: Gustavo Neves

Fotos: Douglas Heizen

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.