Ciclo de debates online aborda “Ética Jornalística e Desinformação em Tempos de Pandemia”


Na próxima sexta-feira (8/5), às 16h, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) promove a segunda edição do ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19”. Nesta edição, os pesquisadores convidados Rogério Christofoletti (UFSC) e Sylvia Moretzsohn (UFF/Universidade do Minho-Portugal) debatem o tema “Ética jornalística e Desinformação em tempos de pandemia”. A discussão vai ser ao vivo, com mediação para receber perguntas dos internautas.

Rogério Christofoletti é professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do CNPq. Christofoletti coordena atualmente o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). Em 2009, criou o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), e desde então é um dos seus líderes. A outra debatedora, Sylvia Moretzsohn, é professora de jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), aposentada. Sylvia também é pesquisadora do ObjETHOS, Observatório da Ética Jornalística e do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor – UFRGS/CNPq).

O objetivo da SBPJor com o ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19” é destacar diversas perspectivas sobre a contribuição da área para a compreensão da complexidade do fenômeno social que envolve a expansão mundial da COVID-19. Essa ação integra e reforça o conjunto de iniciativas de associações científicas brasileiras que ocorrerá, no dia 7 de maio, na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A Marcha, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem como temas principais os maiores desafios da ciência brasileira atualmente: ajudar a vencer a pandemia da COVID-19 e conquistar recursos adequados para a pesquisa, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

Serviço: A segunda edição do ciclo de debates online “A pesquisa em Jornalismo em tempos de COVID-19” deve ser no perfil institucional da SBPJor no Youtube e Facebook.