Cinco trabalhos compõem debate da narrativa

[lang_pt]Os elementos do jornalismo e sua função foram discutidos durante a apresentação de cinco trabalhos, no III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Além de apresentar diferentes linhas de pesquisa, a idéia era discutir a relação entre a construção da notícia e a narrativa literária. A coordenadora da mesa, professora Gislene Silva (UFSC) propôs duas linhas de estudo: o Jornalismo enquanto forma de organizar a vida diária e como produtor de um universo simbólico-imaginário. A criação do “senso comum” e de um sentimento de “compreensão interior do mundo” são alguns dos elementos que exemplificam estes conceitos. Segundo os professores e pesquisadores, na organização diária da informação freqüentemente Jornalismo e Literatura se aproximam. Em ambos os casos, os instrumentos utilizados são os mesmos: a palavra, o texto, a linguagem. A professora Rosana de Lima Soares, da USP, citou como exemplo a cobertura dos ataques terroristas de 11 de setembro, em que a sucessão de manchetes e textos segue uma lógica que lembra a narrativa literária. Também exibiram trabalhos, o professor José Luiz Adair Prado (PUC/SP), a mestranda Larissa Leda Fonseca Rocha (UFF) e a professora Daisi Vogel (UFSC).[/lang_pt]