SBPJor compõe colégio eleitoral do Comitê Gestor da Internet no Brasil

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é uma das 20 entidades científicas brasileiras homologadas para participar do colégio eleitoral para composição do Comitê Gestor da Internet no Brasil, conhecido como CGI.br. A homologação das associações do campo científico e tecnológico ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2020. Em seu registro no colégio eleitoral, a SBPJor apresentou documentação que comprova a atuação histórica da entidade, sobretudo por meio de suas redes de pesquisa, nas reflexões que envolvem o jornalismo e as novas dinâmicas sociais e tecnológicas ligadas à internet.

Criado em 1995 por meio de uma portaria interministerial, o CGI.br constitui uma estrutura multissetorial responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil. O comitê também tem entre suas atribuições a elaboração de estudos e a recomendação de procedimentos para a segurança da Internet, além da proposição de programas de pesquisa e de desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

Desde 2003, o CGI.br é composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes da Sociedade Civil, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet. Os membros que representam a Sociedade Civil são eleitos para mandatos trienais. Essas eleições ocorrem a partir dos votos de um colégio eleitoral, composto por entidades representativas de cada segmento (Comunidade Científica e Tecnológica, Empresarial e Terceiro Setor).

Outras informações sobre o processo eleitoral do CGI.br podem ser acessadas em: https://www.cgi.br/processo-eleitoral/

Diretoria Executiva 2019-2021