Presidente do CNPq acha viável a criação de Diretoria de Ciências Humanas e Sociais

Foi realizado na sede do CNPq em Brasília, na quarta-feira, dia 20 de agosto, o simpósio “Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas”, uma iniciativa do Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o diretor de área, Guilherme Sales Soares de Azevedo e Luciano Mendes de Faria Filho, membro do Conselho Deliberativo do órgão, fizeram parte da mesa de abertura do evento igualmente composta pela presidente da ABA, Carmen Rial, e da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, em representação do Fórum. O presidente da ABCP, Leonardo Avritzer, o vice-presidente da SBS, Carlos Benedito Martins e a Coordenadora Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maria Angela Cunico, também estiveram presentes durante o evento. O simpósio contou com a participação de mais de 30 representações das sociedades científicas e associações da grande área, incluindo o diretor Editorial da SBPJor, Fábio Pereira, além de uma expressiva presença de técnicos do CNPq.

O simpósio se dividiu em duas grandes sessões. Uma, pela manhã, quando foram apresentados trabalhos sobre a importância das ciências humanas e sociais para o desenvolvimento, sobre a internacionalização e políticas de financiamento para a área, assim como sobre os desafios para as publicações. Durante a tarde quatro grupos de trabalhos se reuniram para elaborar documentos específicos sobre os seguintes tópicos: lugar das CHS nas políticas de CTI; internacionalização; temas transversais, editais prioritários e publicações; ética na pesquisa. Estes documentos foram posteriormente apresentados em sessão plenária de encerramento ao presidente do CNPq e ao diretor de área. Serão futuramente consolidados em um documento geral para ampla divulgação nos portais das associações das CHS e do CNPq. O Fórum também decidiu levar sucintamente uma lista de propostas para os candidatos a presidente da República.

O prof. Glaucius Oliva, presidente do CNPq, recebeu positivamente todas as recomendações. Foi enfático ao dizer que é possível e viável a criação de uma Diretoria específica para as CHS no CNPq. Trata-se de levar a proposta do Fórum ao Conselho Deliberativo do órgão de fomento para começar sua tramitação político-administrativa. Ao mesmo tempo, considerou legítimo o movimento do Fórum de propor, junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, uma normatização específica sobre ética em pesquisa para a grande área das CHS. Lembrou que se trata de questão fundamental que requer a imediata manifestação das sociedades científicas. Lamentou que o trabalho dos comitês de ética dificultem, em todas as áreas, a produção científica brasileira devido à morosidade dos processos de um sistema regulatório muito burocrático. Acrescentou a necessidade de se pensar mecanismos razoáveis para lidar com a questão. O diretor de área, prof. Guilherme Sales colocou que desde quando o presidente da ANPOCS levou a proposta de criação de uma diretoria para as CHS, ele considerou que se tratava de uma demanda legítima e endossou as palavras do presidente do CNPq.

Todos os presentes avaliaram positivamente o evento e manifestaram a necessidade de fortalecer o Fórum e o diálogo com as instâncias governamentais de formulação de políticas de CTI no país.

Adaptado de: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1286:presidente-do-cnpq-acha-viavel-a-criacao-de-diretoria-de-ciencias-humanas-e-sociais-

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.