Rapidinhas – março de 2009

[lang_pt]



1. Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Jornalismo de Políticas Públicas e Sociais da UFRJ. O curso foi criado em 2007 pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação Consciência (NETCCON.ECO.UFRJ) em convênio com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Serão palestras, mesas-redondas e dinâmicas presenciais (classe e extra-classe) e virtuais, realizadas às segundas, das 9h30 às 13h. Com início no dia 9 de março de 2009, o curso aceitará jornalistas, comunicadores, lideranças sociais e organizacionais e estudantes de áreas conexas – como Ciências Humanas e Sociais – e demais engajados com o tema. Os interessados podem escrever para o coordenador-geral Evandro Vieira Ouriques (evouriques@terra.com.br) – com cópia para deborahrebellolima@hotmail.com orahrebellolima@hotmail.com – e solicitar a ficha de inscrição, que deve ser devolvida para estes dois e-mails acompanhada de curriculum vitae.

2. Está aberta até 31 de março de 2009 a chamada de artigos para o quarto número de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Os artigos podem ser encaminhados para as Seções “Em pauta: artigos livres” e “Media Literacy: artigos sobre produção das mídias”.  Os artigos devem ser enviados para: matrizes@usp.br. Para normas e mais informações, acesse: http://www.matrizes.usp.br.

3. A Bibliocom – revista bimestral de divulgação, análise e crítica da produção bibliográfica, hemerográfica e reprográfica em ciências da comunicação – aceitará até o fim de março de 2009 artigos para sua segunda edição deste ano. As áreas temáticas são: Comunicação Audiovisual; Comunicação, Espaço e Cidadania; Comunicação Especializada; Comunicação Multimídia; Estudos Interdisciplinares da Comunicação; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas. Serão aceitas resenhas de obras publicadas no biênio 2007-2008 e que contenham, no mínimo, 5 mil e, no máximo, 20 mil caracteres. O texto da resenha deve incluir breve descrição do conteúdo da obra e perfil resumido do autor, além da apreciação feita pelo resenhista. A remessa deve ser feita para: bibliocom@intercom.org.br . Mais informações em: http://www.intercom.org.br/bibliocom

4. Estão abertas as inscrições de trabalhos na conferência internacional “Journalism Research in the Public Interest”. O evento será realizado de 19 a 21 de novembro de 2009, em Winterhur e Zurique, Suíça. O objetivo principal é responder à pergunta: “O que o campo da pesquisa em jornalismo oferece às questões de interesse público e debate e quais são os fatores-chave para uma transferência bem-sucedida de conhecimento entre a pesquisa em jornalismo e seu contexto social?”. Serão aceitos trabalhos de perspectivas teórica e metodológica, baseados em evidências empíricas, crítica e/ou idéias conceituais. Os resumos, em inglês (500 palavras) podem ser enviados até 1 de abril de 2009 para vin-zenz.wyss@zhaw.ch e th.hanitzsch@ipmz.uzh.ch.

5. Estão abertas as inscrições para o edital do CNPq de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Através do edital, o CNPq visa estimular e fortalecer linhas de pesquisa, no âmbito de tais ciências, mediante o financiamento de projetos com mérito científico que contribuam para o desenvolvimento da área no Brasil. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online disponível na Plataforma Carlos Chagas . A data limite para submissão das propostas é 6 de abril de 2009. Para informações adicionais acerca do conteúdo do edital podem ser obtidas encaminhando mensagem para o endereço: humanasesociais2009@cnpq.br. Também será oferecido atendimento a eventuais dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online, através do endereço suporte@cnpq.br ou dos telefones (61) 2108-9004  ou 2108-9354, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

6. O GT de Estudos do Jornalismo da Compós foi o segundo que mais recebe trabalhos para o XVIII encontro anual da entidade. Foram 35 trabalhos do GT entre os 320 aceitos, número que perde apenas para os 52 do Grupo de Fotografia, Cinema e Vídeo.

 






[/lang_pt]