Dia nacional da liberdade de imprensa

Hoje, dia 07 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Esta data é celebrada desde 1977, quando cerca de 3 mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no Brasil. Naquela época, o país ainda estava sob o regime militar, implantado em 1964. O dia ficou marcado para assegurar que a liberdade de imprensa e o direito dos cidadãos à informação permaneçam aos brasileiros perante a Constituição Federal. 

Neste Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) reafirma o papel essencial dos profissionais do jornalismo na defesa da democracia. De acordo com a ONG Repórteres sem Fronteiras, o Brasil ocupa o 110º lugar no ranking de liberdade de imprensa no mundo. 

De acordo com o relatório divulgado pela ONG: “Cada vez mais visíveis e virulentos, os ataques públicos enfraquecem a profissão e incentivam ações legais abusivas, campanhas de difamação e intimidação, especialmente contra mulheres, e assédio online a jornalistas críticos.”