Encontro discutirá a pesquisa em jornalismo no mundo

[lang_pt]




O tema central do 7º Encontro SBPJor será “A pesquisa em Jornalismo em um mundo em transformação”. A proposta foi formulada pela coordenação do evento com o objetivo de promover uma compreensão sobre modos como fenômenos e processos de escala global vêm modificando a atividade jornalística. Em conseqüência, o congresso vai sinalizar para a necessidade de um novo olhar sobre as pesquisas em jornalismo, estimulando um pensamento que ultrapasse comunidades e instituições marcadamente nacionais e considere os estudos de jornalismo em sua diversidade global, sob um olhar comparativo e complementar.


Para isto, o congresso terá três palestrantes internacionais, em um novo formato de mesa que ampliará o debate e a interação com os pesquisadores presentes.  Cada conferencista representará uma diferente escola de pensamento sobre o jornalismo. Pamela Shoemaker, responsável pela conferência de abertura, é professora da Universidade de Siracusa (EUA) e seus trabalhos têm contribuído para sedimentar os estudos norte-americanos sobre o jornalismo. O professor Erik Neveu possibilitará uma visão sobre as transformações do jornalismo a partir de suas interfaces com o campo da política, mercado e cultura, considerando uma perspectiva européia e, particularmente, o espaço midiático na França.


O terceiro conferencista internacional será Ibrahim Mostafa Saleh, do Egito, coordenador da Seção de Educação e Pesquisa em Jornalismo da International Association For Media & Communication Research (IAMCR). Sua participação trará, aos pesquisadores brasileiros, tanto a possibilidade de contato com uma visão transnacional sobre a pesquisa em jornalismo a partir desta importante entidade internacional, a IAMCR, quanto a compreensão do jornalismo inserido nos sistemas de mídia na África e Oriente Médio, dando ênfase ao papel do jornalismo no mundo árabe, com uma sociedade de tensões, diferenças e conflitos religiosos, étnicos e militares.








[/lang_pt]