Entrevista – Cláudia Lago

[lang_pt]A Diretoria Administrativa exerce função crucial para o funcionamento da SBPJor, cuidando das atividades para viabilizar os trabalhos da associação. Cabe à Diretoria desde a coordenação da captação de recursos até o controle dos gastos e elaboração do orçamento anual e do relatório de prestação de contas, apresentado na Assembléia Geral para os associados. Nesta edição entrevistamos, pela segunda vez, a Diretora Administrativa Claudia Lago, professora da Universidade Anhembi Morumbi, que fala sobre os atuais desafios da pasta, dos avanços obtidos nestes primeiros oito meses de gestão e dos projetos para aperfeiçoar as relações com os associados. SN – Depois do fechamento do antigo provedor, que provocou a perda de informações administrativas, como estão os contatos com os associados? Cláudia – A perda dessas informações foi muito ruim, obviamente. Por sorte, a maioria da correspondência trocada com os sócios estava arquivada em outros suportes, além da caixa de e-mails. No entanto, vários contatos feitos no final de junho e durante julho foram perdidos. Por isso, estou novamente contatando alguns associados para checar detalhes como o pagamento atrasado da anuidade. SN – Uma das dificuldades da entrega de materiais aos associados consiste na falta de atualização das informações pessoais. Como são checados estes dados? Cláudia – Essa atualização é feita a partir da detecção de problemas. Associados que não receberam o boleto, por exemplo. A maioria desses casos é de pessoas que se mudaram, e que precisam ter o endereço atualizado. Outro tipo de atualização, como a de conclusão de mestrado ou doutorado, depende ainda de um “alô” por parte do associado. Estamos estudando uma forma de tornar esse tipo de atualização automática. SN – O que deve mudar com a distribuição da BJR passando da Diretoria Editorial para a Diretoria Administrativa? Cláudia – A Diretoria Administrativa, por uma questão de ofício, deve estar em contato direto com o associado. Essa modificação pretende, em primeiro lugar, liberar a Diretoria Editorial de um trabalho realmente administrativo, permitindo que se concentre em funções mais primordiais de sua alçada, como a implantação da política editorial da SBPJor. Por outro lado, acreditamos que facilitará o contato com o sócio que, como eu disse, já é feito automaticamente. Aliás, solicito aos sócios que ainda têm alguma pendência nesse sentido, que entrem em contato direto comigo, pelo clago@sbpjor.org.br . SN – No momento a SBPJor está com 241 associados. É possível chegar aos 300 filiados até o final de 2006? Cláudia – Eu acho que esta meta é plenamente viável. Para isso, vamos reiniciar a campanha de associação, agora em setembro — aproveitando encontros como a Intercom e, posteriormente, nossos congressos. Sem falar no convite direto a pesquisadores doutores, mestres e também de iniciação científica, que deverá ser intensificado. SN – Em novembro devem ser apresentados o orçamento e o relatório de prestação de contas. Como estão estes trabalhos? Cláudia – A prestação de conta está sendo preparada, com a ajuda imprescindível de um contador. Em relação ao orçamento, pretendo primeiro verificar se conseguimos atingir nossas metas anteriores, para depois poder organizar uma projeção realista para o futuro. O certo é que a SBPJor têm crescido, também no quesito arrecadação de verbas — que é fundamental para o desenvolvimento de nossas atividades. SN – Em breve serão disponibilizados on-line atas e relatórios de prestação de contas. O que a diretoria pretende com a divulgação destes documentos? Cláudia – A idéia é publicizar informações que dizem respeito a todo e qualquer associado que poderá, assim, acompanhar mais detidamente o cotidiano da entidade, apoiar e integrar-se às iniciativas e também sugerir adequações e mudanças de rumo.[/lang_pt]