Entrevista com Diretoria Administrativa

[lang_pt]A coordenadora de Comunicação do NCE-ECA/USP, Cláudia Lago, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi, assume pela chapa Consolidação, eleita para o biênio 2005-07, o cargo de diretora administrativa da SBPJor. Em entrevista, Lago explica quais são as prioridades administrativas da nova gestão, objetivos, metas e como estão os preparativos para o IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. SBPJor Notícias: Quais a prioridades administrativas da nova gestão? Cláudia Lago: As prioridades são várias, entre elas a regularização do cadastramento dos sócios, a ampliação do canal de comunicação com os associados e o suporte na busca de patrocínio para o próximo encontro, já que a Diretoria Administrativa é uma diretoria meio, que deve dar suporte aos projetos das demais. Do ponto de vista restrito da Administrativa, a grande prioridade é a campanha de filiação, que pretende ampliar nosso quadro de associados, o que acontecerá a partir do momento que conseguirmos mostrar a importância e o trabalho que a SBPJor têm desenvolvido para a profissionalização e mesmo legitimação da pesquisa em jornalismo no Brasil. SN: A SBPJor está fazendo um recadastramento dos sócios. Quais os objetivos deste trabalho? CL: Esse recadastramento é necessário em função da mudança do sistema de informatização. E, se por um lado é bastante trabalhoso, por outro lado acaba dando uma visão bastante ampla do perfil de nossos associados. Esse conhecimento será bastante importante quando começarmos a fazer um mapeamento da pesquisa em jornalismo, que começará enfocando o que pesquisam os associados da SBPJor. Em função do recadastramento, às vezes alguns nomes de associados não aparecem temporariamente na lista de sócios do site. Eu peço desculpas adiantadas a todos por isso e coloco-me à disposição para atender pessoalmente as dúvidas que surgirem, pelo e-mail clago@sbpjor.org.br SN: A diretoria pretende automatizar o serviço administrativo da SBPJor. Em que situação se encontra o projeto de informatização deste setor? CL: Está bastante adiantado. Para se ter uma idéia, hoje qualquer pessoa que pretenda associar-se a SBPJor o faz diretamente na página, eliminando a necessidade das fichas de filiação. Da mesma forma, estou procurando entrar em contato com os associados que ainda não fazem parte da lista sociosdasbpjor@yahoogrupos.com.br estimulando-os a fazer parte do egrupo, fundamental para mantermos uma comunicação ágil. A idéia é, cada vez mais, utilizar a web para ampliar a troca de informações. SN: Em março deve ser lançada uma nova campanha de filiação. Qual a meta da SBPJor em termos de número de associados? CL: Estamos com 194 associados e a meta é chegarmos a 300 ao final deste ano. Acho o número bastante viável, principalmente se em conjunto nos empenharmos em divulgar o trabalho que tem sido feito até agora em prol da pesquisa em jornalismo. SN: Como estão os trabalhos de preparação para os congressos deste ano? Este ano a preparação para os congressos, principalmente em relação à busca de patrocínio, começou mais cedo. Já em fevereiro estaremos com os projetos dos congresso em mãos, marcando encontros tanto com as entidades que têm patrocinado nossos últimos eventos, como ampliando esse escopo.[/lang_pt]