[lang_pt]Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás, Kenia Maia é Doutora em Comunicação pela Universidade de Metz, na França. Como pesquisadora vinculada à Universidade de Brasília, participou ativamente da organização do I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, em 2003, e desde 2005 integra o Conselho Administrativo da SBPJor. Nesta entrevista, Kenia Maia fala do trabalho de gerenciamento da Lista de Associados e como procedeu para incorporar mais de cem participantes em menos de dois anos. Quando assumiu, o total de filiados era de menos de 200 e atualmente chega a 309 dos 317 membros da entidade. SBPJor Notícias – Em que consiste o trabalho de gerenciamento da Lista dos Associados? Kenia Maia – O gerenciamento da Lista de discussão da SBPJor consiste basicamente em incluir, modificar e excluir endereços eletrônicos dos associados. Mas sobretudo, enquanto responsável por essa tarefa, estou em estreita ligação com a diretora administrativa da SBPJor, Claudia Lago. Ela me envia a relação dos novos sócios. Em compensação, como tenho acesso a informações sobre mudanças de endereços eletrônicos, eu repasso esses dados para a diretoria administrativa. Assim, de certa forma, o gerenciamento da lista é um complemento das atividades da diretoria administrativa e contribuiu para a atualização dos dados cadastrais dos associados. SN – Como deve proceder quem deseja se inscrever como membro na Lista? KM – A lista de discussão da SBPJor é exclusiva para os associados e não é aberta para associações espontâneas. Toda vez que alguém solicita inclusão na lista via e-grupo, essa solicitação é submetida ao moderador. E só é aceita a inscrição de associados da SBPJor. Quando o interessado em participar do e-grupo não integra a associação, eu rejeito o pedido, explicando as razões e o convido a conhecer e se associar à SBPJor. Do outro lado, assim que Claudia Lago me repassa os dados dos novos associados, eles recebem um convite de inclusão na lista de discussão e para participar basta aceitá-lo. Mas, se um associado ainda não estiver inscrito na lista, ele pode enviar um e-mail para kmaia@sbpjor.org.br e solicitar a inclusão na lista. SN – Qual o segredo para conseguir associar a quase totalidade dos sócios? KM – Atualmente, só não participam da lista os associados que assim o manifestaram. O segredo é o trabalho de equipe da diretoria administrativa e do moderador e gerenciador da lista e uma ação insistente para incluir todos os associados no e-grupo. Como Claudia Lago mantém os dados dos associados atualizados, fica mais fácil enviar convites aos associados. Se após algumas semanas o pesquisador ainda não aceitou o convite, ele é incluído automaticamente. Se não quiser continuar na lista, ele pode solicitar a sua exclusão. Além disso, regularmente envio mensagens aos que ainda não se cadastraram no e-grupo, para saber se eles querem se associar. SN – Quais as principais dificuldades para garantir o funcionamento da Lista? KM – Uma grande dificuldade é que às vezes os associados desativam um e-mail e não nos comunicam, de forma que seu e-mail fica inativo. Mas, no geral, não há grandes dificuldades no funcionamento da lista. SN – Existe alguma norma para orientar a participação dos sócios na lista? KM – A lista de discussão foi criada com o objetivo de trocar informações sobre a SBPJor e de agilizar os contatos acadêmicos que pudessem facilitar a pesquisa em jornalismo no Brasil. As mensagens na lista devem se ater a esses assuntos. Como as atribuições de gerenciamento da lista incluem também a moderação, faz parte das minhas tarefas acompanhar o teor das mensagens, evitar excessos e quebras da etiqueta e zelar para que não seja desvirtuado o propósito inicial da lista. Felizmente, a lista da SBPJor é um e-grupo que se auto-gerencia e raramente tenho que interferir. Os casos mais recorrentes são o envio de mensagens de felicitação e de e-mails pessoais que sobrecarregam desnecessariamente as caixas de entrada dos e-mails. Mas, quando os excessos acontecem, normalmente um associado manda uma mensagem para o grupo lembrando que os e-mails pessoais deveriam ser diretamente dirigidos ao interessado. Em outras ocasiões, os associados remetam sem querer e-mails privados e que não deveriam ser enviados para mais de 300 pessoas. Não tem como evitar e prevenir um erro do usuário que ao invés de remeter o e-mail para uma pessoa específica, manda para toda a lista. Esses casos acabam constando no folclore das listas de discussões.[/lang_pt]
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