FCHSSA faz alerta sobre o novo sistema de avaliação da ética em Pesquisa

Em documento encaminhado às entidades científicas das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, o FCHSSA registrou sua insatisfação com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) no que diz respeito ao processo de reestruturação do sistema de avaliação da ética em Pesquisa.

Segundo o Fórum, “a Conep vem emasculando o novo sistema pela eliminação do diálogo com as associações de CHS. O GT foi dissolvido antes de poder levar a cabo a discussão da Resolução de Risco (o que era um compromisso publicamente assumido) e sem que qualquer justificativa fosse oferecida”. A CONEP é vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A partir da denúncia, o Fórum está chamando a participação das Associações que o constituem – e seus membros individualmente. As manifestações podem ser dirigidas à Conep e ao CNS, “exigindo que seja restabelecida a participação representativa e equânime das associações CHSSA no processo de elaboração da Resolução de Risco, até que se complete a elaboração de um regime que atenda às especificidades das CHSSA”.

Para ter acesso ao documento completo, clique aqui!.