Fórum de CHSSA se manifesta contra os rumores sobre cortes de bolsas no CNPq

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas se manifestou esta semana sobre os rumores de corte de Bolsas de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. As entidades representadas pelo FCHSSA apontam no documento que a iniciativa de redução de recursos se apresenta na contramão dos resultados da IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e das Estratégias Nacionais de C&TI, do Plano Nacional de Pós Graduação e do Plano Nacional de Educação.

O documento afirma que “as Bolsas de Produtividade em Pesquisa são uma das formas mais eficientes e capilares de financiamento à pesquisa e à formação de novos pesquisadores desenvolvidas pelo CNPq. O corte de verbas para essa modalidade de financiamento seria um grande retrocesso nas ações e nas políticas desenvolvidas pela Agência e colocaria em risco um conjunto expressivo de investigações desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento”. A carta foi endereçada ao presidente Interino do CNPq, Prof. Dr. Marcelo Marcos Morales, no dia 18 de outubro.

Além desta manifestação, o FCHSSA também enviou uma solicitação de adiamento das inscrições no Edital 22/2016 (Apoio à Pesquisa e à Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas), publicado no último dia 09 de setembro. A carta pede prorrogação de 60 dias no período de inscrições, e afirma que “o CNPq resolveu priorizar apenas dois dos temas listados pelo no documento do GT CHSSA, discutido pelo Conselho Deliberativo [do CNPq]”, e também “mudou os critérios de apresentação das propostas, tornando extremamente complexas a abrangência do Projeto de Pesquisa e a montagem da Equipe de Pesquisa. Contudo, apesar dessas mudanças, estabeleceu o prazo de inscrição de apenas 42 dias, a contar da publicação do Edital”.

Os documentos podem ser lidos na íntegra, AQUI e AQUI.