Fórum de Ciências Humanas e Sociais propõe o fortalecimento da área junto ao CNPq



No último dia 20 de agosto foi realizado o Simpósio Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas. O evento aconteceu na sede do CNPq, em Brasília e contou com a participação de sociedades científicas da área de humanidades – dentre elas a SBPJor – e dos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.  A SBPJor, com têm acontecido em todas as reuniões do Fórum, esteve presente, representada por seu diretor editorial, Fábio Pereira.
Durante o encontro foi elaborado um documento com um conjunto de prioridades para uma ação comum das sociedades científicas junto ao sistema nacional de humanidades. As propostas foram encaminhadas ao presidente do CNPq, Prof. Glaucius Oliva e ao diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof. Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo.
Dentre as ações sugeridas destaca-se a formulação de uma política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para as Ciências Humanas e Sociais e a criação de uma diretoria de Ciências Humanas e Sociais no CNPq. O Fórum fez propostas no campo da internacionalização da Ciência e discutiu a necessidade de uma reavaliação do Programa Ciência sem Fronteiras. Também foi sugerida uma atuação do Conselho na desburocratização dos programas de mobilidade acadêmica internacional e o seu apoio financeiro para periódicos bilíngues – como a revista Brazilian Journalism Research, editada pela SBPJor.