A noite de abertura do 14º Encontro da SBPJOR foi marcada pelas mulheres. Na mesa de conferência estavam presentes: Cláudia Lago, presidenta da SBPJOR; Monica Martinez, diretora científica da SBPJOR; Giovanna Flores, comissão organizadora local e Hércules Nunes de Araújo, diretor do câmpus Grande Florianópolis da Unisul.
A conferência abordou não só o tema de forma geral, apontando os principais pontos do jornalismo como forma de pesquisa, mas frisou principalmente a questão de gênero dentro do jornalismo, considerado pela presidenta Cláudia Lago como “uma profissão feminina (63%), que não identifica questões de gênero como importantes”. Segundo a presidenta, dentro de um país machista e misógino, podemos mudar o país a partir do momento em que se começar a pesquisar gênero e gênero ligado com outras coisas, como classe social e raça, porque não há como se estudar esses três fatores de forma isolada. Cláudia Lago ainda enfatizou a dificuldade de pesquisar esse tema não somente por ser altamente revolucionário, mas pelo fato de que os pesquisadores brasileiros mais tradicionais de mídia e os próprios profissionais jornalistas ainda não enxergam o recorte de gênero como sendo um dos mais fundamentais e mais polêmicos dentro da área.
Além da questão de gênero, a diretora científica Monica Martinez, por sua vez, ressaltou a potencialidade do jornalismo em rede como tema de pesquisa e de atuação profissional. Para ela, a pesquisa em jornalismo pode ser revolucionária quando abrange várias vertentes e pesquisadores ao mesmo tempo, potencializando o tema e o seu alcance.
Durante a noite de conferência, foi entregue também o Prêmio Adelmo Genro Filho.
Os premiados foram:
CATEGORIA SÊNIOR
Professora Doutora Dulcília Schroeder Buitoni
CATEGORIA DOUTORADO
Doença, uma noção (também) jornalística: estudo cartográfico do noticiário de capa do semanário de informação Veja (1968 -2014)
Autor: Luiz Marcelo Robalinho Ferraz.
CATEGORIA MESTRADO
Jornalismo, sociedade e crítica – potencialidades e transformações
Autor: Alisson Coelho.
CATEGORIA TCC/IC
A narrativa multimídia no ciberjornalismo: uma análise de “Rota 66, A Confissão”
Autor: Gabriel Rizzo Hoewell
Texto: Carolina Leoni Fagundes
Foto: Douglas Heinzen