I Simpósio da Renami debate os Tensionamentos contemporâneos nos estudos de narrativas

I Simpósio da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas – “Tensionamentos contemporâneos nos estudos de narrativas”
 
O evento será composto por uma série de 5 webinars, realizadas entre os dias 16 e 24 de junho. Todas serão transmitidas no canal da Renami no YouTube (https://bityli.com/renami).
PROGRAMAÇÃO GERAL
 
16/6, quarta-feira, 14h30 – Abertura
16/6, quarta-feira, 15h – Jornalismo literário: cenários contemporâneos de pesquisa
Desde a fundação da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) em 2006, as perspectivas da pesquisa em jornalismo literário têm amadurecido para dar conta da complexidade do fenômeno, especialmente ao deslocar a noção hegemônica de que os EUA como ponto de origem. A mesa buscará refletir sobre alguns dos esforços de mapeamento de jornalismo literário no mundo, atravessados por noções como experencialidade, jornalismo literário como disciplina e pedagogia do jornalismo literário.
 
Panelistas:
Manuel João Coutinho (Universidade Nova de Lisboa)
Monica Martinez (UNISO)
 
Anfitrião: Mateus Yuri Passos (UMESP)
 
18/6, sexta-feira, 14h30 – Narrativas plurais, protagonistas diversos
Pensar na pluralidade das narrativas midiáticas inclui um olhar para o protagonismo, para quem ocupa esse espaço de destaque. Nesse sentido, busca-se refletir, a partir da experiência de duas pesquisas, como a diversidade pode ser efetivamente trabalhada pela perspectiva de protagonistas que fogem aos padrões mais recorrentes. 
 
Panelistas:
Míriam Cristina Carlos Silva (UNISO)
Agnes Arruda (UNISO / Colunista AzMina)
 
Anfitriã: Mara Rovida (UNISO)
 
23/6, quarta-feira, 10h – Narrativas jornalísticas e cobertura sobre saúde em tempos pandêmicos
A mesa propõe uma discussão sobre a qualidade e a precisão da informação tratada para ser socializada como notícia a respeito dos temas relacionados à saúde e à cobertura da pandemia gerada pela COVID 19. Partindo da ideia do jornalismo enquanto instituição responsável por dar a conhecer os temas e fatos que devem pertencer à agenda pública, a mesa enfrenta a temática a partir de dois eixos. De um lado, a preocupação com a qualidade das notícias sobre os efeitos da proliferação do vírus na experiência contemporânea, em termos de apuração e edição, bem como sobre os riscos da desinformação e das fake News que levam à promoção da infodemia. De outro, propõe-se a reflexão sobre o trabalho dos jornalistas, o atendimento a demandas inaugurais no enfrentamento da cobertura, como também a adaptação às novas práticas e rotinas desse fazer em tempos pandêmicos. 
 
Panelistas: 
Dione Moura (UnB)
Ramón Sallaveria (Univ. Navarra – Espanha)
 
Anfitriã: Fabiana Piccinin (UNISC)
 
23/06, quarta-feira, 15h – Jornalismo narrativo, deslocamentos e subjetividades
O nosso lugar no mundo é mediado por diversas instâncias, em especial, pelas narrativas jornalísticas. É lícito então falar sobre narrativas que recusam parâmetros definidos pelo poder-saber e acionam percepções mais afeitas ao gesto transgressor, subversivo? Podemos dizer, como Gonçalo Tavares (2020), que “o mais desaparecido é o que reaparecerá com mais força”? Os deslocamentos e as subjetividades presentes neste processo serão o tema desta mesa promovida pela Renami.
 
Panelistas:
Fabiana Moraes (UFPE)
Fernando Resende (UFF)
 
Anfitriã: Marta Maia (UFOP)
 
24/06, quinta-feira, 17h – Narrativas em movimento: semioses, complexidades e ecossistemas ciclo-turísticos-comunicacionais
A mesa se propõe a discutir ecossistemas e semioses ciclo-turísticos-comunicacionais a partir da reflexão de três pesquisadores que entrelaçam seus estudos e experiências na interface entre Portugal e Brasil. Parte da pressuposição complexa-ecossistêmica, apresentada por Baptista (2018), como orientação para a busca de sinalizadores no cenário de mutações contemporâneas, não só econômicas, mas nas diversas implicações dos ecossistemas turísticos-comunicacionais. O prefixo ‘ciclo’ remete a discussão para o foco da mesa.
 
Painelistas: 
Maria Luiza Cardinale Baptista (UCS/RS – UFAM/AM) 
José Ramalho (Universidade Lusófona/Portugal)
 
Anfitrião: Demétrio de Azeredo Soster (RENAMI)
 
 
*****
 
Participantes 
Jornalismo literário: cenários contemporâneos de pesquisa
Manuel João Coutinho – Investigador no Instituto de Comunicação (ICNOVA) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, e está actualmente envolvido no projecto “Para uma história do jornalismo em Portugal”. Os seus interesses de investigação centram-se na não-ficção, escrita criativa, jornalismo e jornalismo literário. Possui uma Licenciatura em Filosofia, um Mestrado em Ensino de Filosofia e um Mestrado e Doutoramento em Ciências da Comunicação com especialidade em Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa.
 
Monica Martinez – Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde é líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Profissional (Jorlit). É professora visitante da École des Hautes Études en Sciences de l´Information et de la Communication (Celsa) da Sorbonne Université (França). É chair do Global Engagement Committee da IALJS (International Association for Literary Journalism Studies). Suas pesquisas contemplam a interface com outras áreas do saber, sobretudo a Psicologia Analítica e Mitologia. 
Mateus Yuri Passos – Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e editor da revista Comunicação & Sociedade. Líder do grupo de pesquisa CENA (Comunicação, Enunciação e Narrativas). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação na Faculdade Cásper Libero. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Ufscar. Integra a coordenação da rede de pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI/SBPJor).
 
 
Narrativas plurais, protagonistas diversos
Agnes Arruda – Sempre soube que era tratada diferente por causa do tamanho do seu corpo. Quando entendeu que o problema não estava nela, mas sim na gordofobia, nunca mais viu o mundo da mesma forma… E isso inclui os meios hegemônicos de comunicação. Jornalista, mestre e doutora em Comunicação, dedica-se a investigar e a denunciar a relação da gordofobia com a mídia. Autora de O peso e a mídia: as faces dá gordofobia, hoje dá continuidade a este trabalho, extrapolando as barreiras da comunidade acadêmica, com o projeto Tamanho Grande, disponível como canal no YouTube, perfil no Instagram e também em podcast. Também contribui quinzenalmente com uma coluna sobre o tema na revista AzMina.
 
Míriam Cristina Carlos Silva – Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC/Uniso). Doutora em Comunicação e Cultura pela PUC-SP. Acredita na poesia das coisas, no poder dos afetos e na arte como potência do Encontro.
 
Mara Rovida – Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em comunicação social pela Faculdade Cásper Libero e jornalista. Atualmente é docente permanente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e membro do grupo de pesquisa internacional Mídia, cidade e práticas socioculturais (MidCid).
 
Narrativas jornalísticas e cobertura sobre saúde em tempos pandêmicos
Dione Moura – Doutora em Ciências da Informação pela UnB. Pesquisa Sociologia do Jornalismo/estudos de gênero e igualdade racial/jornalistas negras. Estuda também Comunicação de Risco e como os temas socioambientais, científicos e de saúde interseccionam a narrativa jornalística.  Atua e atuou como dirigente em associações científicas (SBPJor, Socicom, Abej).  Diretora da Faculdade de Comunicação da UnB  (FAC-UnB) e pesquisadora do PPG  FAC-UnB.
 
Ramón Salaverría – Professor de Jornalismo e Vice-Reitor de Pesquisa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Espanha. Especializado em pesquisa em mídias digitais, possui ampla produção acadêmica. Seu próximo livro, ‘Jornalismo, Dados e Tecnologia na América Latina’ (Palgrave, 2021), aparecerá em breve. Consultor de empresas jornalísticas e formador de jornalistas, já ministrou cursos e conferências em mais de 30 países.
 
Fabiana Piccinin – Graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), licenciada em Letras-Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015) e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). É professora Adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua como professora do Departamento de Comunicação Social e professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias do Jornalismo, Jornalismo e Literatura, Narrativas Jornalísticas e Midiáticas, Jornalismo, Representações e Identidades, Telejornalismo e novas tecnologias. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos de Narrativas Literárias e Midiáticas” (GENALIM – CNPQ). Integra o Grupo de Ações e Intervenções Autopoéticas (Gaia – CNPQ), o Grupo Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) (UFRGS-CNPQ) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ). Faz parte da RENAMI, Rede de Narrativas Midiáticas e da TELEJOR, Rede de Telejornalismo, ambas ligadas à SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo) e da US International Exchange Alumni.
 
 
Jornalismo narrativo, deslocamentos e subjetividades
 
Fabiana Moraes – professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista e doutora em Sociologia, tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis. Lançou cinco livros, entre eles: Nabuco em Pretos e Brancos (Massangana, 2012) e O Nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial, 2015). Realizou o documentário Dia de Pagamento (2015) e é também colunista do The Intercept Brasil.
 
Fernando Resende – professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha). É Coordenador do TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global (UFF) e, entre outras publicações, é editor do livro Media and the Global South: narrative territorialities and cross-cultural currents (Routledge, Nova York/India, 2020)
 
Marta Maia – Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP), vice-líder do Grupo de Pesquisa Ponto: afetos, gêneros, narrativas e uma das coordenadoras da Renami.
 
 
Narrativas em movimento: semioses, complexidades e ecossistemas ciclo-turísticos-comunicacionais
Maria Luiza Cardinale Baptista – Pós-doutora em Sociedade e Cultura da Amazônia (Universidade Federal do Amazonas-UFAM). Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo-USP), Professora de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (Universidade de Caxias do Sul-UCS). Professora dos Cursos de Comunicação Social da UCS. Editora da Revista Conexão – Comunicação e Cultura. UCS. Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS). Jornalista (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS). Diretora da empresa Pazza Comunicazione.
 
José Ramalho – Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação em Lisboa, investigador no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias e desenvolve a sua tese de doutoramento com o tema “Comunicação em sistemas bicicletas partilhadas (SBP) em Portugal”. É mestre em Gestão, graduado em Neuromarketing e Neoestratégia e pós-graduado em Administração Pública, com especialização nos cursos FORGEP e CAGEP. Na área Profissional, é Técnico Sénior do IEFP, IP, com larga experiência em Emprego e Formação Profissional. É júri da Comissão Nacional do concurso ECOXXI – indicador 6 – Emprego desde 2006. Coordenou um projecto de acessibilidades e mobilidade num espaço urbano denominado “Corredor da Mobilidade” para a População com Deficiência da cidade de Loures, protocolado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Câmara Municipal de Loures, em parceria com a empresa “A Mobilidade Positiva”. Também intervém na dimensão da Cidadania, em colaboração com a Junta Freguesia da Bobadela, onde foi tesoureiro, vereador, deputado na Assembleia Municipal de Loures e colabora com várias associações sem fins lucrativos.
 
Demétrio de Azeredo Soster – Pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2016). Pesquisa midiatização, narrativas, jornalismo e literatura. Integra a coordenação colegiada da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami) e o grupo de pesquisa do CNPq Midiatização das Práticas Sociais (Unisinos). É diretor-editorial da Editora Catarse Ltda. É membro-fundador da Academia Santa-cruzense de Letras (ASCL), da Associação Santa-cruzense de Escritores (ASCE) e da Associação Gaúcha de Cicloturismo (Agacitur). Organizou, com outros autores, 15 livros voltados à área de jornalismo, comunicação e narrativas e é autor, em literatura, de 13 livros, geneticamente divididos entre poesia, narrativas de viagem e crônicas.
FONTE: RENAMI