Inscrições de trabalhos para 10º Encontro começam em junho

Os interessados em participar do 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que será realizado em Curitiba, podem enviar seus artigos de 15 de junho a 31 de julho. Esse é o mesmo período para submissão de trabalhos no II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, que integra o evento.

O tema da décima edição do Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é  “Pesquisa em Jornalismo na América Latina”.  De acordo com a diretora científica da associação, Luciana Mielniczuk, com a temática selecionada  “pretendemos intensificar o diálogo com os colegas pesquisadores de países vizinhos e que trabalham com problemáticas semelhantes”.

Os trabalhos dirigidos ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo podem ser inscritos em duas modalidades: Comunicações Livres ou Comunicações Coordenadas. Cada Coordenada pode ter de quatro a seis trabalhos, com pelo menos três autores doutores de diferentes instituições, e deve ser proposta por um associado pleno (doutor) da SBPJor.

Já no II Encontro de Jovens Pesquisadores, coordenado pelos professores Victor Gentilli e Josenildo Guerra, a única forma de submissão é em Comunicações Livres. Não é necessário pagar inscrição para submeter trabalhos em nenhum dos dois eventos, apenas para apresentá-los caso sejam aprovados.

Os artigos, que devem necessariamente ser inéditos, serão avaliados a partir dos seguintes critérios gerais: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo, relevância científica, explicitação do problema ou objetivo, adequação e atualização da bibliografia, qualidade da reflexão teórica, explicitação e consistência da metodologia (quando pertinente), domínio da linguagem científica e adequação do título e das palavras-chave ao objeto de estudo. O resultado final da avaliação dos textos será divulgado no dia 25 de setembro de 2012.

O 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo acontece de 8 a 10 de novembro de 2012 na Pontifícia Universidade Católica  do Paraná (PUC-PR). A organização do evento ainda envolve a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Confira a chamada completa aqui.