Jornalismo e os desafios da comunicação política e das democracias contemporâneas: inscrições abertas até 31 de março de 2024

A Brazilian Journalism Research (BJR) anuncia uma chamada especial sobre o tema: “Jornalismo e os desafios da comunicação política e das democracias contemporâneas”.

Este CFP é uma colaboração entre a BJR e o Journal of Latin American Communication Research (JLACR), publicado pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC).

A edição especial conta com a contribuição dos editores convidados: Silvio Waisbord (George Washington University, Estados Unidos) e Liziane Guazina (Universidade de Brasília, Brasil).

Diante das ameaças às democracias e da reconfiguração dos processos comunicacionais contemporâneos, esta convocatória visa estimular o debate sobre o lugar do jornalismo na construção de espaços públicos de resistência democrática. Em outras palavras, como o jornalismo profissional pode ajudar a combater o novo populismo autoritário, a crescente precariedade de direitos e o uso da violência política (inclusive por parte dos governos) para impedir a liberdade de expressão.

Datas importantes:

Submissão do artigo: até 31 de março de 2024.

Aprovação do artigo: até 30 de agosto de 2024.

Publicação da edição: 31 de dezembro de 2024.