Lançamento da Carta ao Ministro da SECOM, Sidônio Palmeira: Pela Valorização da Comunicação Pública!

Entidades científicas de todo o país lançam uma carta aberta ao Ministro Sidônio Palmeira, destacando a urgência do fortalecimento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) como pilares essenciais para a democracia, o combate à desinformação e a inclusão midiática.

O documento reforça a necessidade de:

  • Fortalecer a EBC, garantindo sua missão de comunicação pública e governamental;
  • Valorizar a educação midiática e ampliar o acesso à informação para todos os brasileiros;
  • Investir na soberania digital, assegurando protagonismo da comunicação pública na era da TV 3.0;
  • Instalar os Comitês de Participação Social da EBC, compromisso ainda não cumprido.

O pedido de audiência com o Ministro busca abrir um diálogo essencial para garantir que a comunicação pública seja estruturante e de longo prazo, promovendo um Brasil mais informado e democrático.

Leia a carta na íntegra:



Prezado Senhor Ministro,

Entidades científicas de todo o país, destacadamente as do campo da Comunicação, ao saudá-lo pela nova missão, vêm solicitar audiência para dialogar sobre os pontos elencados nesta carta. Manifestamos nosso apoio ao projeto de Comunicação Pública no Brasil, em especial à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e à Rede Nacional de Comunicação Pública para a garantia e fortalecimento da Democracia.

Uma EBC fortalecida, tanto na sua missão principal de gerir veículos públicos como na execução dos serviços de comunicação governamental é fundamental para combater notícias falsas, desertos de notícias e discurso de ódio.

Recordamos que Ciência e Comunicação foram fundamentais para superar a pandemia do Covid-19. E deve ser fundamental também para superar mazelas sociais e tentativas de anistia de golpes contra a democracia.

Mas continua sendo urgente valorizar a Ciência e a Comunicação. Acreditamos no potencial da RNCP, da EBC e das TVs e rádios públicas, educativas e universitárias como catalisadoras de um projeto capaz de levar e buscar informação onde as grandes e globais empresas de comunicação e tecnologia não têm interesse. É na parceria com universidades e institutos, projeto potencializado pelo trabalho da diretoria-geral da EBC, que vislumbramos a capilaridade que atenda a todos os rincões do Brasil.

Esse processo de valorização passa também pela educação midiática, pauta que deve ser imperativa na RNCP, Canal GOV, Canal Saúde e Canal Educação. Sobre este último, é urgente uma maior articulação estratégica entre os ministérios responsáveis e a EBC, mediada pela SECOM/PR.

Outro importante e atual tema neste contexto envolve a TV 3.0, entendida como fusão da TV tradicional com a Internet. Há uma inédita janela de oportunidade para que o poder público diminua a distância – tecnológica e operacional – em relação aos grandes grupos de comunicação nacionais e estrangeiros. Ou EBC e SECOM assumem protagonismo neste debate junto ao Ministério das Comunicações e demais atores, ou corremos o risco de ver esta distância se tornar um abismo. A escolha é entre fazer os investimentos necessários, gerando conhecimento e empregos no Brasil, ou continuar dependente de gigantes transnacionais sem compromisso com o desenvolvimento nacional e que sugarão todos os recursos públicos que puderem. É nossa soberania digital que está em jogo.

Recentemente, estivemos mobilizados para a constituição dos Comitês de Participação Social da EBC e continuamos confiantes nesta estratégia para sua consolidação como política de Estado, estruturante e de longo prazo. Mas até o presente momento esses comitês não foram instalados, desrespeitando datas dos editais, desmerecendo a sociedade civil.

Nos despedimos, certos de que um diálogo propositivo e objetivo ocorrerá em breve.

14 de fevereiro de 2024.

Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM
Rede de Rádios Universitárias do Brasil – RUBRA
Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo – Retij
Rede de Pesquisa em Telejornalismo – Telejor
Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências – Recria
Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec
Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL
Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ANCIB
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP
Associação Nacional de História – ANPUH Brasil
Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB
Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abrapcorp
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – ABEJ
Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio
Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM
Associação Brasileira de Comunicação Pública – ABCPública

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.