Lançamentos – novembro de 2009

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Margens da comunicação: discurso e mídias. SOARES, Rosana de Lima. São Paulo: Annablume, 2009, 228 p. Este livro parte da hipótese de que o domínio discursivo, entendido como articulador das relações simbólicas e, por isso, o lugar em que se fazem e desfazem os laços sociais, é o campo privilegiado para estudar comunicação. O desenvolvimento do trabalho apresenta os modos pelos quais a própria conceituação de discurso foi se firmando nos vários campos do saber em que vem a ser um conceito fundamental, como na filosofia e na teoria lingüística, destacando-o da sua apreensão pelo senso comum. Na teoria lingüística, o sujeito gramatical; no domínio da filosofia, como sujeito ontológico; no campo da psicanálise, como sujeito do inconsciente. Assim, cada um dos conceitos de discurso já responde a um certo conceito do que seja o humano e a uma certa concepção das relações entre linguagem e realidade. O desenvolvimento do trabalho conduz, necessariamente, aos estudos de Freud e de Lacan que, introduzindo na cena científica a questão do inconsciente, relacionam o humano e a linguagem conforme uma alteração radical, exigindo a reordenação do instituído anteriormente. Abre-se, assim, uma brecha para o reposicionamento da comunicação e, conseqüentemente, do estudo das mídias.


capa_gadiniInteresses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro. GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009, 240 p. Compreender o modo como o jornalismo participa do agendamento e da construção midiática da cultura. Essa é a proposta de Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro, livro que apresenta um olhar sobre o campo cultural, a partir do que se produz em 20 dos principais diários impressos que circulam no país. Resultado da pesquisa de doutorado do autor, a obra discute alguns conceitos para compreender o jornalismo cultural, considerando aspectos como noticiabilidade, agendamento e estratégias de divulgação mais presentes nos cadernos culturais brasileiros. O livro indica que a cultura tematizada no jornalismo impresso aparece como sinônimo de lazer e entretenimento. Ao desvendar as relações e tensões entre os atores que constituem o campo cultural, o livro oferece um amplo e complexo retrato do jornalismo cultural brasileiro contemporâneo.

capa_correaImaginário do medo: imprensa e violência urbana. CORRÊA, Felipe Botelho. Rio de Janeiro, Multifoco, 2009. As tragédias de cada dia, quando evocadas pelos textos analisados, elaboram uma cidade imaginária e cartográfica, mas, ao mesmo tempo, concreta e palpável. As reportagens são sobre lugares que existem e personagens reais, que não são heróis, mas homens comuns, ordinários, assim como o leitor. Nestas perspectivas, os relatos jornalísticos que tratam do crime violento nas grandes cidades produzem uma expressão e um vocabulário que constituem um imaginário urbano do medo, afetando profundamente as práticas de democratização do espaço público.


capa_cardosoDa comunicação de massa à comunicação em rede. CARDOSO, Gustavo; ESPANHA, Rita; & ARAÚJO, Vera. Porto: Porto Editora, 2009, 272 p. A análise da realidade e dos media em Portugal, de 2002 a 2007, apresenta pistas para uma reflexão mais global sobre os modelos e paradigmas comunicacionais das sociedades contemporâneas. O livro aborda as características essenciais do actual sistema de media, ou seja, a ligação em rede entre meios interpessoais e de massa. Durante os últimos 15 anos temos assistido a uma mudança profunda no panorama mediático, que resulta não só da inovação tecnológica, mas também da maneira como os utilizadores escolheram apropriar-se deles socialmente e, consequentemente, como eles têm construído novos processos de mediação. A argumentação aqui presente é a de que passámos de um modelo de comunicação de massa para um modelo baseado na comunicação em rede.

 

capa_araujoO Jornalismo de Informação Sindical: atores e práticas de uma forma de produção jornalística. ARAÚJO, Vladimir Caleffi. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. O livro problematiza a comunicação nos sindicatos, em especial a prática do jornalismo neste tipo de imprensa, no momento em que este universo passa por transformações profundas a partir da incorporação de novos meios de produção e difusão de informação, com a profissionalização dos agentes produtores dessa informação e a evolução de suas práticas informativas. O trabalho propõe-se a analisar as condições que envolvem a produção da informação sindical e as relações de interdependência que se estabelecem entre seus diferentes atores – jornalistas, dirigentes e militantes sindicais -, assim como os mecanismos (de funcionamento, decisão, etc.) e as estratégias que subtendem o processo de produção desta forma específica de jornalismo. São abordados pontos como: “A informação sindical e os novos campos do jornalismo”; “Evolução, meios e profissionais da informação sindical”; “Veículos, conteúdos e público do jornalismo sindical”; “As fontes de informação do jornalismo sindical”; “A produção jornalística na imprensa sindical”; “Os atores da informação sindical”; “O poder redacional nas redações (ou quem decide no jornalismo sindical)”; “Fragilidades do jornalismo sindical”; “Um jornalismo à margem das práticas profisionais dominantes” e o “futuro do jornalismo de informação sindical”.




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